Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa fecham em alta de olho em dados de inflação

(Estadão Conteúdo) – As bolsas europeias fecharam em alta nesta quarta-feira, com investidores atentos às leituras de inflação ao consumidor dos Estados Unidos e da Alemanha em julho, que subiram em ritmos esperados pelo mercado. Enquanto o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) alemão registrou no período alta anual maior que a do mês anterior, o americano desacelerou em relação à alta de junho, o que pode indicar menos pressão para que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) reduza o apoio monetário em breve.

Com o apetite por risco nos mercados acionários do Velho Continente, o índice pan-europeu Stoxx 600 avançou 0,42%, aos 474,32 pontos.

Na bolsa de Londres, o índice de referência FTSE 100 terminou o dia com ganhos de 0,83%, aos 7.220,14 pontos, em patamar registrado pela última vez no período anterior ao início da crise do coronavírus. Lideradas por Glencore (+3,30%) e Fresnillo (+2,51%), ações de mineradoras tiveram bons desempenhos, seguindo a alta nos contratos da maioria dos metais básicos no mercado futuro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Já no mercado acionário de Milão, cujo índice FTSE MIB teve alta de 0,98%, aos 26.457,06, ações de bancos puxaram os ganhos, com destaque para o Banco BPM, que subiu 3,82%, e ao avanço de 2,40% do UniCredit. Movimento parecido ocorreu em Madri, onde o Banco de Sabadell, BBVA e BankInter subiram mais de 1% e contribuíram para o avanço de 0,87% do IBEX 35, aos 8.976,20 pontos.

Principal driver para os mercados globais hoje, os EUA divulgaram seu CPI de julho, que subiu 0,5% ante junho, e 5,3% no confronto anual. Já o núcleo do indicador avançou 0,3% e 4,3%, nas mesmas bases de comparação. Segundo o analista sênior Joe Manimbo, do Western Union, a leitura, que representa desaceleração ante o resultado de junho, sugere menos pressão para que o Fed reduza os estímulos monetários em breve.

Durante evento online nesta quarta-feira, o presidente da distrital de Atlanta do BC americano, Raphael Bostic, reforçou sua visão de que a alta inflacionária nos EUA deve arrefecer nos próximos meses e chegar à meta de longo prazo da entidade, de inflação anual a 2%. Bostic ainda disse que o temor inflacionário não vai fazer com que o Fed eleve os juros nos EUA.

A exemplo dos EUA, a Alemanha também divulgou dados de inflação hoje, e o CPI do país subiu 0,9% em julho ante junho, confirmando a expectativa do mercado. Em relatório, a Pantheon afirma que o “salto” nos preços é fruto dos efeitos da base de comparação. Além disso, a consultoria nota que o núcleo dos preços é contido por uma inflação modesta no setor de serviços, em quadro de reabertura ainda parcial da economia após o auge do choque na atividade causado pela pandemia da covid-19.

Publicidade

Diante do dado, a bolsa de Frankfurt subiu menos que a de seus pares europeus, e o índice DAX terminou o pregão com ganhos de 0,35%, aos 15.826,09 pontos. Já em Paris, o CAC 40 subiu 0,55%, aos 6.857,99 pontos, liderado pela alta de 2,48% do Carrefour. Por fim, o PSI 20 de Lisboa teve alta de 0,58%, aos 5.182,92 pontos, fechando na máxima do dia.

Web Stories

Ver tudo
<
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
Esqueça a picanha! Este é o corte econômico que está roubando a cena nos churrascos brasileiros
Vinhos: confira 5 espumantes “no precinho” para comemorar o ano-novo
>