As bolsas europeias operam em forte baixa na manhã desta quarta-feira, acompanhando os futuros de Nova York e os mercados acionários da Ásia, à medida que a intensificação da crise de energia na região e o avanço dos juros de bônus alimentam temores sobre uma recessão.
Por volta das 6h40 (de Brasília), o índice acionário pan-europeu Stoxx 600 tinha queda de 1,71%, a 381,59 pontos, em seu quinto pregão consecutivo de perdas.
Tensões geopolíticas ganharam força à medida que a Europa investiga as causas de vazamentos e quedas de pressão em gasodutos do sistema Nord Stream, que transporta gás natural da Rússia para a Alemanha. Os governos alemão, dinamarquês e sueco levantaram suspeitas de sabotagem.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Desde o começo do mês, os fluxos de gás do Nord Stream para a Europa estão totalmente interrompidos, por supostos problemas técnicos. Autoridades europeias temem que o corte tenha sido em retaliação pelas sanções que a Rússia sofreu após invadir a Ucrânia.
Refletindo a perspectiva econômica sombria, uma pesquisa projetou hoje que a confiança do consumidor alemão atingirá mínima histórica em outubro.
Enquanto isso, o juro da T-note de 10 anos ultrapassou hoje a barreira de 4%, o que não ocorria desde 2010, em meio a temores de que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) mantenha a postura agressiva no aumento de juros, para combater a inflação persistente na maior economia do mundo.
Vários dirigentes do Fed discursam hoje, incluindo seu presidente, Jerome Powell. Também na Europa, a perspectiva é de mais aperto monetário. Mais cedo, a presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, reiterou que a instituição elevará juros “nos próximos vários encontros”, para conter a inflação recorde na zona do euro.
Publicidade
Às 6h55 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 1,86%, a de Frankfurt recuava 1,97% e a de Paris cedia 1,46%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham perdas de 2,01%, 1,95% e 2,13%, respectivamente.
*Com informações da Dow Jones Newswires