Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa: Vladimir Putin coloca armas nucleares na mesa e mercados reagem mal

Mudança na doutrina ocorre após os EUA autorizarem a Ucrânia a usar mísseis norte-americanos para atacar territórios russos; confira a reação dos investidores

Bolsas da Europa: Vladimir Putin coloca armas nucleares na mesa e mercados reagem mal
(Imagem: Adobe Stock)

As bolsas europeias hoje operam em baixa nesta manhã à medida que preocupações geopolíticas ganharam força após a Rússia atualizar sua doutrina nuclear pela primeira vez em mais de quatro anos. Por volta das 8h (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 recuava 0,99%, a 497,87 pontos.

Depois de uma abertura majoritariamente positiva, os mercados acionários da Europa assumiram claro viés de baixa após notícia de que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, aprovou uma atualização da doutrina nuclear de Moscou, o que não acontecia desde junho de 2020, segundo a agência de notícias russa Tass. A iniciativa ocorre dias após os EUA autorizarem a Ucrânia a utilizar mísseis de longa distância de fabricação norte-americana para ataques no território russo.

No âmbito macroeconômico, foi confirmado hoje que a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro acelerou para 2% em outubro, ante 1,7% em setembro, voltando a ficar em linha com a meta oficial de preços do Banco Central Europeu (BCE).

Entre ações individuais, a da Nestlé amargava queda de 1,7% em Zurique, após a gigante de alimentos suíça reduzir sua meta de lucratividade para 2025.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No começo da manhã (de Brasília), entre as principais bolsas europeias hoje, a de Londres caía 0,41%, a de Paris recuava 1,23% e a de Frankfurt cedia 1,14%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham baixas de 2,12%, 1,43% e 0,92%, respectivamente.