Depois de uma abertura majoritariamente positiva, os mercados acionários da Europa assumiram claro viés de baixa após notícia de que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, aprovou uma atualização da doutrina nuclear de Moscou, o que não acontecia desde junho de 2020, segundo a agência de notícias russa Tass. A iniciativa ocorre dias após os EUA autorizarem a Ucrânia a utilizar mísseis de longa distância de fabricação norte-americana para ataques no território russo.
No âmbito macroeconômico, foi confirmado hoje que a taxa anual de inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro acelerou para 2% em outubro, ante 1,7% em setembro, voltando a ficar em linha com a meta oficial de preços do Banco Central Europeu (BCE).
Entre ações individuais, a da Nestlé amargava queda de 1,7% em Zurique, após a gigante de alimentos suíça reduzir sua meta de lucratividade para 2025.
No começo da manhã (de Brasília), entre as principais bolsas europeias hoje, a de Londres caía 0,41%, a de Paris recuava 1,23% e a de Frankfurt cedia 1,14%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham baixas de 2,12%, 1,43% e 0,92%, respectivamente.