O que este conteúdo fez por você?
- Às 6h50, a Bolsa de Londres recuava 0,02%, Frankfurt avançava 0,90% e Paris, 0,32%. Milão operava em alta de 0,49%, Madri subia 0,03% e Lisboa, 0,48%.
(Estadão Conteúdo) – Os mercados acionários europeus abriram com ganhos nesta quinta-feira e seguem em alta nesta manhã, embora em alguns casos com pouco fôlego. Londres oscilava perto da estabilidade, com foco nas negociações comerciais entre Reino Unido e União Europeia no Brexit e com ações de exportadoras britânicas pressionadas pelo avanço da libra, com investidores à espera da decisão do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês).
Leia também
Por volta das 6h30 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,47%, a 397,95 pontos. Na agenda, às 7h será revelado o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) da zona do euro, o qual deve continuar a mostrar cenário bastante fraco para os preços na região. Se por um lado a notícia tem aspectos negativos, por outro garante que o Banco Central Europeu (BCE) manterá o relaxamento monetário, a fim de apoiar a atividade e trabalhar para que a inflação volte a meta de quase 2%.
Às 9h, o BoE anuncia decisão de política monetária, com expectativa de manutenção dos juros por analistas. No câmbio, o euro bateu máximas desde 2018 em relação ao dólar e a libra também subia. A divisa dos EUA é pressionada após o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de ontem e com a perspectiva de mais estímulos fiscais nos EUA, em meio a relatos de avanços nas negociações. O ING questiona em relatório se hoje pode ser finalmente anunciado um acordo entre os partidos em Washington sobre o tema.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O avanço da covid-19 continua a ser uma preocupação na Europa, com a Alemanha restringindo a atividade para tentar conter o vírus, em meio a recordes de óbitos pela doença no país. A perspectiva de vacinas apoia o humor, mas especialistas têm alertado de que uma disseminação mais ampla delas ainda deve demorar.
Às 6h50, a Bolsa de Londres recuava 0,02%, Frankfurt avançava 0,90% e Paris, 0,32%. Milão operava em alta de 0,49%, Madri subia 0,03% e Lisboa, 0,48%. No câmbio, o euro avançava a US$ 1,2231 e a libra tinha alta a US$ 1,3582.