(Estadão Conteúdo) – As bolsas europeias operam em alta na manhã desta quinta-feira, após uma série de indicadores mostrar que o setor manufatureiro local está se recuperando com força dos efeitos da pandemia de covid-19, embora alguns países da região estejam aparentemente enfrentando uma terceira onda da doença.
Às 6h45 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,52%, a 431,82 pontos. Na zona do euro, o índice de gerentes de compras (PMI) industrial saltou de 57,9 em fevereiro para o nível recorde de 62,5 em março, enquanto apenas na Alemanha, o indicador foi de 60,7 para 66,6 no mesmo período, também alcançando patamar inédito.
No Reino Unido, o PMI industrial avançou de 55,1 para 58,9, atingindo o maior nível desde fevereiro de 2011. As leituras bem acima da marca de 50 mostram que a manufatura está liderando os esforços de retomada econômica da Europa, após o violento impacto do coronavírus. Por outro lado, as vendas no varejo alemão decepcionaram com um avanço menor do que o esperado em fevereiro e o PMI industrial da China, segunda maior economia do mundo, recuou em março, ainda que tenha permanecido acima da crucial barreira de 50 que indica expansão.