Últimas notícias

Bolsas da Europa operam em alta, com reunião do BCE no radar

Milão era quem liderava as altas, às 6h48, subindo 2,92%

Pedestre caminha em frente à Bolsa de Valores de Londres 24/08/2015 REUTERS/Suzanne Plunkett

Por Gabriel Bueno da Costa – Os mercados acionários da Europa exibem ganhos, nas primeiras horas do pregão. Em dia que terá reunião do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), chamou a atenção no continente o fato de que o Banco Central Europeu (BCE) convocou reunião de emergência, a fim de avaliar o quadro recente no mercado. Além disso, a agenda prevê dados importantes da região.

Às 6h45 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 operava em alta de 0,77%, em 410,47 pontos.

Na agenda da Ásia, dados da China vieram melhores que o previsto por analistas, o que pode ajudar o humor dos investidores. A produção industrial do país avançou 0,7% em maio, na comparação anual, quando analistas previam queda de 1,0%, e a queda nas vendas do varejo foi menor que o esperado.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No próprio continente, recebe destaque a reunião de emergência de hoje do BCE, anunciada mais cedo. A Capital Economics diz que o banco central deve ao menos reforçar que impedirá fragmentação no mercado de bônus. O Morgan Stanley traça alguns cenários possíveis, entre eles o potencial anúncio de um instrumento específico para evitar esse problema, após avanços recentes dos juros dos bônus da dívida da chamada periferia da zona do euro, como Grécia e Itália. Caso a diferença entre esses retornos e os da Alemanha se torne excessiva, isso atrapalha a transmissão da política monetária e poderia de fato provocar esse risco de fragmentação.

Na agenda do dia, à tarde, o destaque será a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), com ampla expectativa por mais aperto monetário nos EUA para conter a inflação.

Às 6h48, a Bolsa de Londres subia 1,39%, Frankfurt avançava 1,37% e Paris tinha alta de 1,23%. Milão operava em alta de 2,92% e Lisboa subia 0,91%. No câmbio, o euro se valorizava a US$ 1,0483, apoiado pela notícia da reunião do BCE, e a libra tinha alta a US$ 1,2077.