Publicidade

Últimas notícias

Bolsas da Europa caem, após dados na Alemanha preocuparem economia

No Reino Unido, o índice de gerentes de compras de serviços caiu de 58,9 em abril para 53,4 em maio

Bolsas da Europa caem, após dados na Alemanha preocuparem economia
Bolsa de Valores de Frankfurt Foto: REUTERS

Por André Marinho – As bolsas europeias operam majoritariamente em baixa nas primeiras horas do pregão desta terça-feira, após a inesperada queda em dado da indústria alemã acender o alerta vermelho sobre as perspectivas para a economia local, em meio ao aperto monetário na região.
Por volta das 06h40 (de Brasília), o índice Stoxx 600, que reúne as principais ações da Europa, recuava 0,57%, a 441,57 pontos.

As encomendas à indústria da Alemanha caíram 2,7% entre março e abril, segundo informou hoje a agência de estatísticas do país, a Destatis. O resultado contrariou a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam avanço de 0,5% no período.

O indicador complica os planos do Banco Central Europeu (BCE), que tenta normalizar a política monetária sem empurrar a atividade econômica da zona do euro a um quadro de recessão. Na decisão da próxima quinta-feira, a instituição deve sinalizar o fim das compras de ativos e abrir caminho para aumento de juros em julho.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No Reino Unido, o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços caiu de 58,9 em abril para 53,4 em maio, no menor nível em 15 meses, de acordo com pesquisa final da S&P Global em parceria com a CIPS.

O país insular atravessa uma crise política deflagrada pelas revelações de que o primeiro-ministro Boris Johnson teria participado de festas durante a pandemia. Ontem, o premiê sobreviveu a uma votação de confiança no Partido Conservador com 148 votos favoráveis, ou 59% do total, mas a margem relativamente apertada deixa o líder britânico em posição política fragilizada.

Apesar disso, a bolsa de Londres exibia desempenho superior aos pares europeus, com leve baixa de 0,06% no horário citado acima. As ações de exportadoras são beneficiadas pelo enfraquecimento da libra, que recuava a US$ 1,2506, enquanto o euro cedia a US$ 1,0688. A Bolsa de Frankfurt perdia 0,94%, Paris baixava 0,72% e Milão cedia 0,93%. Nas praças ibéricas, Madri caía 0,23%, mas Lisboa subia 0,08%.

Web Stories

Ver tudo
<
>