Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa fecham em alta com ajuda de dados de inflação americana

Os mercados acionários europeus perderam vigor mais cedo, mas encerraram em alta no viés otimista com NY

Bolsas da Europa fecham em alta com ajuda de dados de inflação americana
(Imagem: Adobe Stock)

As Bolsas da Europa fecharam com ganhos nesta terça-feira (13), ainda que com um desempenho aquém do ímpeto de Wall Street, após dados econômicos locais dosarem a reação dos investidores a um indicador benigno de inflação no atacado nos Estados Unidos. Entre os dados regionais divulgados hoje, a confiança na Alemanha ficou bem abaixo das expectativas, realçando o ceticismo com as perspectivas da principal economia da zona do euro.

O índice DAX, referência em Frankfurt, terminou o pregão em alta de 0,45%, a 17.806,08 pontos. Em Londres, o índice FTSE 100 subiu 0,30%, aos 8.235,23 pontos. O CAC 40, de Paris, ganhou 0,35%, encerrando em 7.275,87 pontos. As cotações são preliminares.

Os mercados acionários europeus perderam vigor mais cedo após o índice ZEW de expectativas econômicas mostrar queda para 19,2 pontos em agosto, resultado bem abaixo do esperado. No Reino Unido, a taxa de desemprego caiu para 4,2% no trimestre até junho, mas o avanço anual dos salários desacelerou para 5,4% no período, atingindo o menor nível em dois anos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Já nos EUA, a inflação ao produtor (PPI) dos EUA ficou abaixo do esperado e deu impulso para as ações em Wall Street. A sessão foi marcada ainda pela espera pelas leituras de inflação ao consumidor nos EUA e Reino Unido, que serão divulgados amanhã e podem mexer com as apostas para relaxamento monetária em ambas as economias.

Em Madri, as ações da Telefónica subiram 0,11%. O Ministério do Interior da Espanha concedeu à companhia dois dos três lotes do contrato público de prestação de serviços de telecomunicações da Direção Geral da Polícia em um valor de quase 138 milhões de euros, informou o jornal Expansion. O Ibex 35, referencial de Madri, subiu 0,77%, encerrando em 10.728,30 pontos. Nos demais mercados da região, o PSI 20, de Lisboa, subiu 0,50% e fechou a 6.588,96 pontos. O índice referencial FTSE MIB, de Milão, teve alta de 0,24%, encerrando em 32.006,45 pontos.