As Bolsas da Europa fecharam com ganhos nesta terça-feira (13), ainda que com um desempenho aquém do ímpeto de Wall Street, após dados econômicos locais dosarem a reação dos investidores a um indicador benigno de inflação no atacado nos Estados Unidos. Entre os dados regionais divulgados hoje, a confiança na Alemanha ficou bem abaixo das expectativas, realçando o ceticismo com as perspectivas da principal economia da zona do euro.
Leia também
O índice DAX, referência em Frankfurt, terminou o pregão em alta de 0,45%, a 17.806,08 pontos. Em Londres, o índice FTSE 100 subiu 0,30%, aos 8.235,23 pontos. O CAC 40, de Paris, ganhou 0,35%, encerrando em 7.275,87 pontos. As cotações são preliminares.
Os mercados acionários europeus perderam vigor mais cedo após o índice ZEW de expectativas econômicas mostrar queda para 19,2 pontos em agosto, resultado bem abaixo do esperado. No Reino Unido, a taxa de desemprego caiu para 4,2% no trimestre até junho, mas o avanço anual dos salários desacelerou para 5,4% no período, atingindo o menor nível em dois anos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Já nos EUA, a inflação ao produtor (PPI) dos EUA ficou abaixo do esperado e deu impulso para as ações em Wall Street. A sessão foi marcada ainda pela espera pelas leituras de inflação ao consumidor nos EUA e Reino Unido, que serão divulgados amanhã e podem mexer com as apostas para relaxamento monetária em ambas as economias.
Em Madri, as ações da Telefónica subiram 0,11%. O Ministério do Interior da Espanha concedeu à companhia dois dos três lotes do contrato público de prestação de serviços de telecomunicações da Direção Geral da Polícia em um valor de quase 138 milhões de euros, informou o jornal Expansion. O Ibex 35, referencial de Madri, subiu 0,77%, encerrando em 10.728,30 pontos. Nos demais mercados da região, o PSI 20, de Lisboa, subiu 0,50% e fechou a 6.588,96 pontos. O índice referencial FTSE MIB, de Milão, teve alta de 0,24%, encerrando em 32.006,45 pontos.