Últimas notícias

Bolsas da Europa fecham em alta, com menor cautela sobre China

Na agenda de indicadores, um dado da confiança na zona do euro veio melhor que o esperado

Bolsas da Europa fecham em alta, com menor cautela sobre China
Foto: Pixabay

As bolsas europeias fecharam em alta nesta quarta-feira (22), com investidores mostrando menos cautela com a endividada incorporadora chinesa Evergrande. Na agenda de indicadores, um dado da confiança na zona do euro veio melhor que o esperado, enquanto declarações do Banco Central Europeu (BCE) foram monitoradas.

O índice pan-europeu Stoxx 600 fechou com ganho de 0,99%, em 463,20 pontos.

Em dia de expectativa pela decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), houve menor cautela com o quadro na China. Em meio a injeções de liquidez por autoridades locais, surgiu a notícia de que a Evergrande pode acabar por ser estatizada. Além disso, uma das unidades da empresa, a Hengda Real Estate Group, prometeu pagar no prazo juros de uma emissão de títulos que vencem amanhã.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na agenda de indicadores, a Comissão Europeia informou que o índice de confiança do consumidor da zona do euro avançou de -5,3 em agosto a -4,0 na preliminar de setembro. O resultado contrariou a previsão de queda de -6,0 dos analistas ouvidos pelo Wall Street Journal.

Já entre os dirigentes do BCE, Madis Müller afirmou que o banco central discutirá a eventual elevação em suas compras de ativos regulares (APP, na sigla em inglês) após o fim do esquema emergencial de compras de bônus na pandemia (PEPP, na sigla em inglês). Ele foi ao Twitter posteriormente, porém, para dizer que o assunto deve ser discutido, mas também mostrar certa reticência sobre essa estratégia, argumentando que as condições financeiras são favoráveis e há uma “recuperação sólida” na zona do euro.

A Pantheon comenta que os mercados mostraram preocupação com o caso da Evergrande em dias recentes, mas considera que o contágio do episódio até agora é limitado. A consultoria diz ainda, em relatório a clientes, que o dado de confiança sugere que o consumo na zona do euro tenha acelerado no trimestre atual.

Na Bolsa de Londres, o índice FTSE 100 fechou em alta de 1,47%, em 7.083,37 pontos. Lloyds esteve entre os destaques, em alta de 3,54%.

Em Frankfurt, o índice DAX subiu 1,03%, para 15.506,74 pontos. Deutsche Lufthansa foi o papel mais negociado, em alta de 3,70%, enquanto Deutsche Bank subiu 3,86%.

Publicidade

Na Bolsa de Paris, o índice CAC 40 avançou 1,29%, a 6.637,00 pontos.

O índice FTSE MIB, da Bolsa de Milão, fechou na máxima do dia, em alta de 1,44%, em 25.717,46 pontos. No setor de energia, Eni ganhou 2,64%.

Em Madri, o índice IBEX 35 avançou 0,60%, a 8.808,40 pontos, com Santander em alta de 3,24%. Na Bolsa de Lisboa, o índice PSI 20 subiu 2,22%, a 5.388,03 pontos.