Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa fecham em queda, com dados fracos na zona do euro

Índices também acompanharam payroll nos EUA sobre emprego

Bolsas da Europa fecham em queda, com dados fracos na zona do euro
Foto: Pixabay

(Estadão Conteúdo) – As principais bolsas europeias fecharam em baixa nesta sexta-feira (3), repercutindo dados que reforçam os sinais de desaceleração do crescimento da região e acompanhando a falta de ímpeto nos mercados acionários em Nova York após a divulgação do relatório de empregos dos Estados Unidos, o payroll. O índice pan-europeu Stoxx600 fechou em queda de 0,56%, aos 471,93 pontos.

As bolsas europeias operaram durante a maior parte do pregão sem direção única e perderam força com o resultado do payroll. A criação de empregos nos EUA no mês de agosto ficou abaixo da esperada, apesar da taxa de desemprego ter recuado conforme as expectativas. O avanço da variante delta do coronavírus e a escassez de mão de obra pesaram sobre o mercado de trabalho americano. O payroll de setembro também deve vir enfraquecido, avaliam analistas do Conference Board e do ING. Há a expectativa de que o ritmo mais lento de recuperação do mercado de trabalho influencie a decisão do Federal Reserve (Fed) para a retirada de estímulos à economia americana.

Para a Oxford Economics, o anúncio do tapering deve se dar em novembro. Na previsão da Pantheon Macroeconomics, por sua vez, só em dezembro. Após o payroll, as apostas do mercado para o início do novo ciclo de alta de juros pelo Fed oscilaram entre dezembro de 2022 e fevereiro de 2023.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Mais cedo, a agência oficial de estatísticas da União Europeia, a Eurostat, informou que as vendas no varejo na zona do euro caíram 2,3% entre junho e julho, contrariando a expectativa de alta de 0,2% no período. O setor de serviços na Europa também apresentou sinais de fragilidade, com os PMIs tanto da zona do euro, quanto da Alemanha e do Reino Unido em queda. Para a Pantheon Macroeconomics, os PMIs ainda estão consistentes com uma recuperação ampla e forte da atividade econômica, conforme a disseminação do coronavírus se retrai. Os analistas preveem alta de cerca de 2,3% no Produto Interno Bruto (PIB) da região ante os três meses anteriores.

Em Londres, o FTSE 100 teve queda de 0,36%, a 7.138,35, e em Frankfurt, o DAX recuou 0,37%, a 15.781,20 pontos. Em Paris, o CAC 40 caiu 1,08%, a 6.689,99, e em Milão, o FTSE MIB fechou em queda de 0,64%, a 2.6064,78. Nas praças ibéricas, o IBEX 35 teve baixa de 1,31%, a 8.864,00, e o PSI 20 recuou 0,31%, a 5.488,36 pontos.

Web Stories

Ver tudo
<
Truque da toalha: aprenda o segredo para refrescar a casa sem ar-condicionado
Vai para a praia no Ano Novo? Faça isso e você vai economizar muito
IPVA 2025: SP divulga datas de pagamento e descontos; confira
Pagamento de boleto via Pix: quando chega e como funciona a novidade?
3 receitas econômicas que vão salvar seu orçamento no fim do mês
Verão 2025: aqui está o segredo para viajar sem estourar o orçamento
Multa por dedo do meio? Descubra valor na nova punição por gestos obscenos ao volante
Quer gastar menos no açougue? Estas carnes são a solução
Passo a passo para saber se eu ganhei o sorteio da Nota Fiscal Paulista deste mês
Isenção do IR até R$ 5 mil pode aumentar seu salário; veja a partir de quando
15 doenças que dão direito a auxílio-doença e aposentadoria por invalidez
IPVA 2025: como saber se meu carro é isento?
>