Tempo Real

Bolsas da Europa revertem ganhos após inflação dar pista pessimista sobre juros britânicos

Preços do setor de serviços supera expectativas pelo segundo mês consecutivo

Bolsas da Europa revertem ganhos após inflação dar pista pessimista sobre juros britânicos
(Imagem: Adobe Stock)

As bolsas europeias hoje operam em baixa, revertendo ganhos da véspera, após dados mistos da inflação britânica gerarem expectativas na manhã desta quarta-feira (19) de que o Banco da Inglaterra (BoE) mais uma vez deixará seu juro básico inalterado na reunião desta semana. Por volta das 7h10 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 recuava 0,07%, a 514,65 pontos.

A taxa anual da inflação ao consumidor (CPI) do Reino Unido desacelerou para 2% em maio, como era previsto, voltando à meta oficial do BoE pela primeira vez desde 2021. Por outro lado, a inflação de serviços, que é a que realmente importa para o BC inglês, superou as expectativas pelo segundo mês consecutivo, de acordo com o ING. Além disso, o núcleo da inflação britânica segue elevado.

Em meio a sinais de inflação persistente, analistas preveem que o BoE manterá seu juro na decisão de política monetária desta quinta-feira (20), adiando uma redução inicial da taxa para agosto. Os números do CPI britânico impulsionaram a libra, o que ajuda a pressionar a Bolsa de Londres, que caía 0,09% no início desta manhã (de Brasília).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No mesmo horário, a bolsa de Paris recuava 0,57% e a de Frankfurt cedia 0,34%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham perdas de 0,17%, 0,23% e 0,97%, respectivamente. A liquidez dos negócios com ações na Europa tende a ser reduzida em meio a um feriado nos Estados Unidos, que mantém os mercados locais fechados nesta quarta-feira (19).