As bolsas europeias operam sem direção única na manhã desta quarta-feira (31), enquanto investidores aguardam decisão de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) e avaliam dados econômicos e balanços corporativos. O do Santander agradou e sua ação sobe no mercado espanhol.
Leia também
Por volta das 07h42 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 tinha queda de 0,05%, a 485,36 pontos. No mesmo horário, a Bolsa de Londres caía 0,06%, a de Paris tinha queda de 0,03% e a de Frankfurt recuava 0,15%. Já as de Milão, Madri e Lisboa exibiam altas de 0,70%, 0,81% e 0,43%, respectivamente.
Os negócios na Europa são marcados por uma certa dose de cautela antes do anúncio de juros do Fed, na tarde desta quarta-feira. Como é amplamente esperado que o Banco Central Europeu (BCE) deixe suas taxas básicas inalteradas, investidores ficarão atentos a eventuais sinais de quando os juros americanos poderão começar a cair. Na quinta-feira (1º), será a vez do Banco da Inglaterra (BoE) de definir juros.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Da temporada de balanços, destaque para o Santander, que lucrou mais do que o esperado no quarto trimestre do ano passado. No horário acima, a ação do gigante bancário espanhol avançava 1,8% em Madri.
No noticiário macroeconômico, o setor varejista da Alemanha decepcionou com uma inesperada queda nas vendas de dezembro. Nas próximas horas, serão divulgados números preliminares da inflação ao consumidor (CPI) alemão referentes a janeiro.