Últimas notícias

Bolsas da Europa têm viés positivo, mas dados fracos limitam ganhos

Mercados da Inglaterra seguem fechados devido o Jubileu de Platina de Elizabeth II

Bolsas da Europa têm viés positivo, mas dados fracos limitam ganhos
Bolsa de Valores de Milão 25/02/2020 REUTERS/Flavio Lo Scalzo

Por André Marinho – A maior parte das bolsas da Europa opera com ganhos moderados nas primeiras horas do pregão desta sexta-feira, enquanto investidores aguardam a divulgação do relatório de emprego dos Estados Unidos, o payroll. Indicadores fracos na Alemanha e zona do euro reforçaram preocupação sobre a desaceleração da atividade regional e limitaram o ímpeto dos negócios.

Por volta das 06h40 (de Brasília), o índice Stoxx 600, que reúne as principais empresas europeias, subia 0,14%, a 441,85 pontos.

A sessão é marcada por um volume de transações reduzido, por conta do fechamento dos mercados britânicos pelo segundo dia consecutivo. O Reino Unido celebra as festividades referentes ao Jubileu de Platina da Rainha Elizabeth II, que se tornou a primeira monarca da história do país a atingir 70 anos no trono.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na Europa continental, o clima é de compasso de espera pela divulgação do payroll, agendada para às 9h30 (de Brasília). Analistas consultados pelo The Wall Street Journal esperam que a maior economia do planeta tenha gerado 328 mil postos de trabalho em maio, após criação de 428 mil vagas em abril. Ontem, a ADP informou que o setor privado americano criou 128 mil postos de trabalho no mês passado, aquém do esperado pelo mercado.

O indicador servirá de importante sinal sobre os temores de que o aperto monetário nos EUA possa emperrar a recuperação do mercado de trabalho e levar a economia a um quadro de recessão. A vice-presidente do Federal Reserve (Fed), Lael Brainard, disse ontem considerar improvável que o banco central americana faça uma pausa no aumento de juros.

Na zona do euro, dados divulgados nesta manhã confirmaram o impacto negativo da guerra na Ucrânia e devem complicar os planos do Banco Central Europeu (BCE). No bloco da moeda comum, as vendas no varejo tiveram inesperada queda de 1,3% em abril ante março, enquanto o índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços cedeu a a 56,1 em maio. Já o PMI composto da Alemanha recuou a 53,7 no mês passado.

No horário citado acima, a bolsa de Frankfurt subia 0,33%, Paris ganhava 0,12%, Lisboa avançava 0,26% e Madri aumentava 0,04%, mas Milão caía 0,18%. No câmbio, o euro caía a US$ 1,0746 e a libra, a US$ 1,2569. Assim, o índice DXY, que mede o dólar ante seis rivais fortes, perdia 0,02%, a 101,801 pontos.