As bolsas europeias operam em alta na manhã desta segunda-feira (27), buscando se recuperar depois de amargarem seu pior desempenho semanal do ano em meio a preocupações com a trajetória dos juros nos EUA.
Leia também
Por volta das 7h10 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 subia 1,15%, a 462,98 pontos, depois de registrar queda de 1,4% na semana passada, a maior em 2023. O subíndice de varejistas liderava os ganhos, com alta de 1,47%.
Na última sexta-feira (24), dados da inflação PCE dos EUA superaram as expectativas, reforçando a visão de que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) terá de aumentar ainda mais seus juros para conter os preços e esfriar a economia. Diante da perspectiva de aperto monetário mais agressivo, as bolsas de Nova York também sofreram as maiores perdas do ano na semana passada, de cerca de 3%.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Durante a manhã, pesquisa da Comissão Europeia mostrou que o índice de sentimento econômico da zona do euro caiu marginalmente em fevereiro, a 99,7 pontos, frustrando expectativas de avanço.
Às 7h27 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,82%, a de Paris avançava 1,57% e a de Frankfurt se valorizava 1,52%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham ganhos de 1,74%, 1,28% e 0,53%, respectivamente.
Entre ações individuais, destaque para a do banco alemão Commerzbank, que saltava 3,6% após voltar a integrar o índice DAX de blue chips de Frankfurt.