Últimas notícias

Bolsas da Europa fecham mistas, com queda de Paris após atingir recorde

A cautela diluiu o impulso visto mais cedo quando dados da China mantiveram um clima mais positivo nos mercados

Bolsas da Europa fecham mistas, com queda de Paris após atingir recorde
Bandeira União Europeia (Foto: Envato Elements)

As bolsas europeias fecharam perto da estabilidade nesta segunda-feira (18), com altas ou quedas leves, à medida que a cautela diluiu o impulso visto mais cedo quando dados melhores do que o esperado da China ajudaram a manter um clima mais positivo. A semana é marcada por inúmeras reuniões de Bancos Centrais, incluindo a do Federal Reserve (Fed, o BC dos EUA) na quarta-feira (20). Em Paris, o índice referencial CAC-40 caiu, após renovar patamares históricos em sucessivos pregões da semana passada.

O CAC 40, de Paris, fechou em queda de 0,20%, aos 8.148,14 pontos, após ter marcado recorde histórico de fechamento, aos 8.164,35 pontos, na sexta-feira. O DAX, de Frankfurt, teve variação positiva de 0,01%, fechando aos 17.939,21 pontos, sem se distanciar do recorde de fechamento de 17.965,11 pontos marcado na semana passada. Em Londres, o índice FTSE 100 encerrou em baixa de 0,06%, aos 7.722,55 pontos.

Nesta semana, o Fed, o Banco da Inglaterra (BoE) e o Banco do Japão (BoJ) farão anúncios de política monetária. A expectativa é que Fed e BoE deixem seus juros básicos inalterados. Já o BoJ deverá acabar com sua política de juro negativo, adotada há mais de oito anos, segundo economistas.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Entre as ações de destaque no pregão de hoje na Europa, as da Alstom saltaram 6,13% em Paris. O Deutsche Bank elevou a recomendação para a ação da empresa de manter para compra, citando progresso no programa de desalavancagem, que deve reduzir o endividamento líquido para zero em março de 2026.

Em Londres, a British American Tobacco foi a maior alta porcentual do FTSE-100, subindo 2,54%. A maior empresa de tabaco do mundo vai iniciar recompra de ações no valor de 1,6 bilhão de libras.

Ainda em Londres, a Reckitt Benckiser subiu 1,96% em recuperação parcial do tombo de cerca de 17% de sexta-feira. A empresa está confiante de que pode anular o veredicto, de sexta-feira, sobre uma fórmula infantil, pois acredita que o tribunal de Illinois não forneceu evidências de que seus produtos causaram um problema intestinal, disseram os analistas da RBC Capital Markets, James Edwardes Jones e Emma Letheren, em nota após uma ligação com executivos da Reckitt. A Justiça de Illinois ordenou que a Mead Johnson, uma unidade da Reckitt Benckiser, pague US$ 60 milhões à mãe de um bebê prematuro que morreu de uma doença intestinal após ser alimentado com a fórmula infantil Enfamil.

O índice FTSE MIB terminou estável em 33.940,96 pontos. O Ibex-35, de Madri, cedeu 0,01%, aos 10.597,00. Em Lisboa, o PSI 20 avançou 0,65%, encerrando o dia em 6.170,73 pontos.

Com informações da Dow Jones Newswires

Publicidade