As bolsas da Europa fecharam em alta na sessão desta quarta-feira (24), em sessão de apetite por risco aguçado na esteira de medidas de estímulo na China e de dados locais. A temporada de balanços corporativos e os recordes históricos dos índices acionários de Nova York também apoiam os papéis europeus.
Leia também
“Os mercados europeus tiveram hoje uma sessão muito mais positiva, mantendo o dinamismo do resultado positivo da última terça-feira (23) nos EUA, mas também ganhando impulso depois de a China ter anunciado um corte de 0,5% nas taxas de compulsórios bancários a partir de 5 de fevereiro”, comentou o analista Michael Hewson, da CMC Markets.
A nível global, a medida do governo chinês para estimular o crescimento econômicos apoiou ativos de risco. O desempenho em Wall Street ainda colaborou com o bom humor nos mercados acionários, já que as bolsas de Nova York operavam em alta hoje, com o índice S&P 500 a caminho de renovar máxima histórica pela quarta sessão consecutiva.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Mais cedo, os índices de gerentes de compra (PMIs, na sigla em inglês) da Alemanha, do Reino Unido e da zona do euro também apoiaram os ganhos das bolsas, após apontarem melhora em geral acima do previsto pelo mercado e alcançarem maior nível em meses. Os dados sinalizaram resiliência da economia e, principalmente na zona do euro, certa recuperação da indústria. Entretanto, os números também oferecem motivos para o Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) e Banco Central Europeu (BCE) adiarem perspectivas de cortes de juros, observa o ING, o que impulsionou o euro e a libra neste pregão.
O salto de 7,44% na ação da empresa de softwares alemã SAP após divulgação de resultado trimestral apoiou a Bolsa de Frankfurt, que liderava ganhos entre as principais. O índice DAX fechou em alta de 1,58% na Alemanha, a 16.889,90 pontos. Em Londres, o balanço da EasyJet sustentava alta de 2,36% no papel. O índice FTSE 100 teve alta de 0,56%, a 7.527,67 pontos.
Na Bolsa de Paris, o CAC 40 subiu 0,91%, aos 7.455,64 pontos; em Milão o FTSE MIB avançou 0,87%, aos 30.338,35 pontos; em Madri, o Ibex 35 valorizou 1,16%, aos 9.974,00 pontos; e, em Lisboa, o PSI 20 ganhou 0,93%, aos 6.327,36 pontos. Todas as cotações são preliminares.