Últimas notícias

Bolsas da Europa operam em ritmo de espera por orçamento britânico e fala de Powell

Comentários do presidente do banco central dos EUA no Congresso poderão influenciar decisões sobre juros no país

Bolsas da Europa operam em ritmo de espera por orçamento britânico e fala de Powell
(Foto: Envato Elements)

As bolsas europeias operam majoritariamente em alta modesta na manhã desta quarta-feira (5), enquanto investidores aguardam comentários do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos), Jerome Powell, além de dados sobre vendas no varejo da zona do euro e anúncio do orçamento britânico.

Por volta das 7h40 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,21%, a 497,31 pontos. A Bolsa de Londres subia 0,25%, a de Paris avançava 0,07% e a de Frankfurt ganhava 0,05%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham altas de 0,51%, 0,86% e 0,93%, respectivamente.

O foco do dia fica sobre o presidente do Fed, Jerome Powell, que irá depor sobre política monetária no Congresso americano. Seus comentários tendem a influenciar expectativas de quando o banco central dos EUA poderá começar a reduzir os juros básicos americanos. Antes de Powell, será divulgada pesquisa sobre o desempenho do setor varejista da zona do euro e o Reino Unido apresentará seu orçamento de primavera.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na quinta-feira (7), as atenções vão se voltar para o Banco Central Europeu (BCE), que provavelmente deixará seus juros inalterados pela quarta vez consecutiva e reduzirá projeções de inflação.

Nas últimas semanas, dirigentes do BCE argumentaram que mais dados são necessários para garantir que a inflação está de fato convergindo para a meta oficial de 2% e possibilitar discussões sobre eventuais cortes de juros. Em fevereiro, a taxa anual da inflação ao consumidor (CPI) da zona do euro ficou em 2,6%, segundo leitura preliminar.