Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa caem em dia de caos global provocado por apagão cibernético e perdas em Nova York

Tom negativo também vem um dia após o Banco Central Europeu (BCE) deixar suas taxas de juros inalteradas; confira

Bolsas da Europa caem em dia de caos global provocado por apagão cibernético e perdas em Nova York
(Imagem: Adobe Stock)

As bolsas europeias hoje operam em baixa, após uma rodada de perdas em Wall Street na quinta-feira (18) e em meio a uma queda global de sistemas que atinge companhias aéreas, bancos e serviços financeiros. Por volta das 7h30 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 recuava 0,55%, a 511,18 pontos.

Na quinta-feira, as bolsas de Nova York encerraram os negócios no vermelho, com o índice Nasdaq, que concentra ações de empresas de tecnologia, estendendo o tombo de um dia antes após o rali das últimas semanas.

A aversão a risco também ganhou força após uma queda global de sistemas, durante a madrugada, afetar companhias aéreas, além de bancos e serviços financeiros e emergenciais. Uma atualização da empresa de software de cibersegurança CrowdStrike aparentemente causou a interrupção de serviços da Microsoft para milhões de usuários.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No noticiário macroeconômico europeu, as vendas no varejo do Reino Unido caíram 1,2% na comparação mensal de junho, bem mais do que se previa, enquanto os preços ao produtor da Alemanha mostraram declínio anual de 1,6% no mês passado, em linha com as expectativas.

O tom negativo na Europa também vem um dia após o Banco Central Europeu (BCE) deixar suas taxas de juros inalteradas, como era amplamente esperado.

No começo da manhã (de Brasília), as principais bolsas europeias hoje cediam: a de Londres caía 0,36%, a de Paris recuava 0,63% e a de Frankfurt cedia 0,70%. Já as de Milão, Madri e Lisboa tinham perdas de 0,59%, 0,32% e 0,04%, respectivamente.