Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa perdem força após dados da indústria; setor de luxo pressiona Paris

Por volta das 07h30 (de Brasília), o índice Stoxx 600 caía 0,26%, a 506,30 pontos

Bolsas da Europa perdem força após dados da indústria; setor de luxo pressiona Paris
(Imagem: Adobe Stock)

As bolsas europeias hoje reverteram o ímpeto inicial e agora têm perdas firmes em boa parte das praças. Investidores começam 2025 com incertezas sobre as perspectivas para o ano, após uma sequência de dados pintar um quadro mais sombrio para o setor industrial na região.

Por volta das 07h30 (de Brasília), o índice Stoxx 600 caía 0,26%, a 506,30 pontos.

Os índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industriais das principais economias europeias recuaram em dezembro, conforme leituras finais dos indicadores divulgadas nesta manhã. O da França, em particular, despencou ao menor nível desde maio de 2020, em meio à crise política que impede a aprovação de um novo orçamento.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os números ajudaram a reprimir o esforço positivo que os mercados acionários exibiram logo na abertura, embora os ganhos do petróleo e do gás natural mantenham a maior resiliência dos negócios em Frankfurt e Londres. Na praça britânica, a ação da BP subia 0,87%, enquanto Siemens Energy ganhava 0,99% na alemã. Assim, o índice FTSE 100 tinha elevação de 0,07% e o DAX avançava 0,07%.

Na outra ponta, a forte desvalorização do setor de bens de luxo pesava em Paris, onde o índice CAC 40 caía 0,88% e liderava as perdas na região. O segmento está pressionado após dado indicar desaceleração da indústria na China, um importante motor de demanda para o consumo de alta renda. Entre os destaques negativos, Kering cedia 2,56%, Hermès caía 2,80% e Louis Vuitton se desvalorizava 1,89%.

No começo da manhã (de Brasília), entre as principais bolsas europeias hoje, a de Lisboa recuava 0,55% e a de Milão baixava 0,56%. No câmbio, o euro caía a US$ 1,0351 e a libra tinha queda a US$ 1,2482. O índice DXY, que mede o dólar ante seis rivais fortes, diminuía 0,01%, a 108,476 pontos.

Web Stories

Ver tudo
<
RG para pets? Descubra qual será o custo do novo documento
Nota Fiscal Paulista: veja quando o prêmio de janeiro será sorteado
Esta é a bandeira da conta de luz de janeiro; descubra se vai pagar mais ou menos
Qual o valor do Bolsa Família em 2025?
O que muda na aposentadoria em 2025? Confira as alterações
11 ações favoritas de Louise Barsi para turbinar seus dividendos em 2025
Seis riscos que não devem ser ignorados por quem quer investir em fundos imobiliários
Seu Bolsa Família foi negado? Saiba como reativar o benefício
>