Publicidade

Tempo Real

Bolsas da Europa hoje: espera por inflação na zona do euro segura apetite do investidor

Índice de preços referente a dezembro é o dado mais aguardado desta terça-feira (7); confira o desempenho dos mercados

Bolsas da Europa hoje: espera por inflação na zona do euro segura apetite do investidor
(Imagem: Adobe Stock)

As bolsas europeias hoje operam sem direção única nesta manhã, após o desempenho positivo de segunda-feira (6), enquanto investidores aguardam novos dados de inflação da zona do euro.

Por volta das 7h30 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 tinha alta marginal de 0,04%, a 513,21 pontos, depois de atingir o maior nível em mais de duas semanas no pregão anterior em reação à reportagem do The Washington Post sugerindo que o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, poderia optar por uma estratégia de tarifas menos agressiva. Posteriormente, Trump descreveu a matéria como “incorreta”.

A taxa anual de inflação ao consumidor (CPI, pela sigla em inglês) da zona do euro acelerou para 2,4% em dezembro de 2024, ante 2,2% em novembro, segundo dados preliminares divulgados hoje pela agência de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. Desta forma, o CPI se afastou ainda mais da meta de inflação de 2% do Banco Central Europeu (BCE), comprometendo a perspectiva de mais cortes de juros no bloco.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O núcleo do CPI, que desconsidera os preços de energia e de alimentos, teve acréscimo de 2,7% em dezembro ante igual mês do ano anterior, repetindo a variação de novembro.

As prévias do CPI e de seu núcleo em dezembro vieram em linha com as previsões de analistas consultados pela FactSet.

Desempenho das principais bolsas europeias hoje

No começo da manhã (de Brasília), entre os principais mercados europeus hoje:

  • a bolsa de Londres caía 0,33%;
  • a bolsa de Paris subia 0,29%;
  • a bolsa de Frankfurt avançava 0,18%;
  • em outros países da Europa, a bolsa de Milão recuava 0,16%, a de Madri exibia ligeira alta de 0,06% e Lisboa se mantinha estável.

Com as expectativas voltadas para o indicador de inflação, as bolsas europeias hoje refletem a cautela dos investidores.