As bolsas europeias operam majoritariamente em leve alta na manhã desta terça-feira (6) após balanço positivo da gigante petrolífera BP, dados alemães melhores do que o esperado e sinais de novos estímulos para sustentar os enfraquecidos mercados acionários da China. Por volta das 7h41 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 tinha avanço marginal de 0,03%, a 483,86 pontos.
Leia também
A BP lucrou mais do que o esperado no quarto trimestre de 2023 e revelou planos de acelerar recompras de ações. No horário acima, o papel da
petrolífera saltava 5,7% em Londres. Em Zurique, por outro lado, a ação do UBS caía 2,5% após o banco suíço registrar prejuízo menor do que o previsto, mas decepcionar em termos de receita.
No noticiário macroeconômico, surpresa positiva veio da Alemanha, onde as encomendas à indústria deram um salto de 8,9% em dezembro ante o mês anterior. A previsão de analistas era de queda de 0,3%. Já na zona do euro, as vendas no varejo recuaram 1,1% no mesmo período, variação que veio quase em linha com o consenso.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O apetite por risco na Europa ocorre também após as bolsas chinesas se recuperarem com vigor nesta terça-feira de fortes perdas recentes, diante de sinais de novos estímulos de Pequim. Às 7h42 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,35% e a de Paris avançava 0,10%, enquanto as de Milão, Madri e Lisboa exibiam ganhos de 0,23%, 0,10% e 0,09%, respectivamente. Exceção, a de Frankfurt caía 0,18%.