As bolsas europeias operam majoritariamente em alta na manhã desta sexta-feira (19), ampliando ganhos do pregão anterior, mas o saldo da semana tende a ser negativo em meio a incertezas sobre a perspectiva dos juros globais. Por volta das 07h43 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 avançava 0,34%, a 470,94 pontos. Na semana, porém, ainda acumulava perdas de cerca de 1%.
Leia também
Nos últimos dias, comentários de autoridades do Banco Central Europeu (BCE) esfriaram expectativas de um possível corte de juros na zona de euro ainda neste semestre. Já a presidente do BCE, Christine Lagarde, sinalizou que a primeira redução provavelmente virá durante o verão europeu. Logo mais, a partir das 7h (de Brasília), Lagarde participa de um painel em Davos, na Suíça, no último dia do Fórum Econômico Mundial.
Nesta semana, também surgiram dúvidas sobre eventuais cortes de juros no Reino Unido, após dados de inflação ao consumidor (CPI) britânico superarem as expectativas, e também sobre o momento em que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) poderá começar a reduzir seus juros. A hipótese de que o primeiro corte nos EUA virá em março ainda é majoritária, mas por uma pequena margem, segundo ferramenta de monitoramento do CME Group.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
No noticiário macroeconômico de hoje, as vendas no varejo do Reino Unido apresentaram queda mensal de 3,2% em dezembro, bem maior do que se previa, enquanto a inflação ao produtor (PPI) da Alemanha caiu em ritmo mais forte do que o esperado, também no mês passado.
Às 07h43 (de Brasília), a Bolsa de Londres subia 0,34%, a de Paris avançava 0,07% e a de Frankfurt ganhava 0,16%. Já a de Milão tinha alta de 0,28%, enquanto as de Madri e Lisboa oscilavam perto da estabilidade.