Últimas notícias

Bolsas de NY fecham mistas, puxadas por ações de bancos

Presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, discursou no Congresso americano

Bolsas de NY fecham mistas, puxadas por ações de bancos
Operador trabalha no salão da Bolsa de Valores de Nova York, Manhattan, EUA 20/05/2022 REUTERS/Andrew Kelly

As bolsas de Nova York fecharam sem direção única hoje, com as ações de tecnologia em destaque se contrapondo às baixas do setor financeiro e da aérea Boeing. O movimento de aumento de juros na Europa e o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, chegaram a pesar no sentimento do investidor, mas a aversão a risco atenuou antes de o pregão terminar.

O índice Dow Jones fechou em queda de 0,01%, a 33.946,71 pontos. S&P 500 e o Nasdaq voltaram a subir depois de cair nas três sessões anteriores. O S&P 500 avançou 0,37%, a 4.381,89 pontos; e o Nasdaq subiu 0,95%, a 13.630,61 pontos.

O setor de tecnologia ensaiou uma retomada do fôlego que vinha apresentando há semanas, em meio à empolgação de Wall Street com inteligência artificial (IA).

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A Amazon, que tem o quarto maior peso no índice Nasdaq, ganhou 4,26% em dia de anúncio de investimento de US$ 100 milhões em centro de inovação de IA generativa. A empresa recuperou parte das perdas que teve ontem com o processo da agência americana Federal Trade Comission (FTC). A Alphabet, do Google, subiu 2,16%, enquanto a Apple avançou 1,65% e a Meta, 1,15%.

Já os bancos americanos tiveram perdas consideráveis, com algumas das maiores instituições financeiras recuando mais de 2%, com as regras de requisitos de capital no radar.

O presidente do Fed defendeu, em audiência no Senado americano, a necessidade de ajustar regulação bancária de liquidez, além de fortalecer a supervisão dos bancos médios, após quebra do Silicon Valley Bank (SVB). O mercado também observou a notícia, veiculada pela Reuters, de que os bancos estariam pressionando para suavizar uma proposta de reguladores com o Fed para aumentar o nível de requisitos de capital.

Bank of America perdeu 2,14%; Morgan Stanley caiu 2,13%; JPMorgan caiu 1,93%; Goldman Sachs diminuiu 1,69%; e Wells Fargo, 1,42%.

Também pesando no Dow Jones, as ações da Boeing caíram 3,05%, após funcionários da fornecedora Spirit AeroSystem (-9,43%), fornecedora da gigante americana de aviação, votarem por greve.

Publicidade

Antes de ficarem mistos, os índices operavam em baixa no início do pregão, enquanto Powell falava no Senado americano. Ele tornou a dizer que a maioria dos dirigentes espera aumentos adicionais nas taxas de juros neste ano. O dia também foi marcado por decisões com viés hawkish de outros bancos centrais ao redor do mundo: Reino Unido, Suíça e Noruega elevaram taxas, enquanto o México manteve os juros inalterados.

Avaliando a sessão, o estrategista-chefe da Avenue Securities, William Castro Alves, classificou que houve uma “correção técnica” das quedas passadas. “Foi um dia relativamente morno no mercado”, comentou.