As bolsas de Nova York fecharam sem direção única hoje, após o relatório de empregos payroll nos EUA reforçar aposta de que o Federal Reserve (Fed) chegou ao fim do ciclo de aumento de juros. O apetite por risco foi contido, porém, conforme os investidores se posicionaram para o fim de semana e digeriram força da atividade industrial.
Leia também
O índice Dow Jones fechou com elevação de 0,33%, aos 34.837,71 pontos; o S&P 500 ganhou 0,18% aos 4.515,77 pontos; e o Nasdaq teve baixa de 0,02%, aos 14.031,81 pontos.
Em relação à sexta-feira passada, 25, o Dow Jones subiu 1,43%, o S&P 500 avançou 2,50% e o Nasdaq, 3,25%. A semana foi marcada por relatórios ADP, Jolts e payroll que indicaram arrefecimento do mercado de trabalho. Nesta sessão, o payroll mostrou desaceleração no avanço dos salários e crescimento acima do esperado na taxa de desemprego, contrapondo-se a criação de postos do trabalho maior que o previsto.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“Isso sugere que provavelmente assistimos ao último aumento das taxas do Fed para este ciclo econômica, com a narrativa agora provavelmente mudando para quando podemos esperar o primeiro corte de juros”, comentou a CMC Markets após a divulgação. Contudo, as leituras mais fortes que o esperado dos índices de gerentes de compra (PMIs) industriais dos Estados Unidos referentes a agosto deram fôlego aos juros dos Treasuries e ao dólar, o que tende a frear o impulso do mercado acionário.
Em destaque, a ação da varejista de farmácias Walgreens Boots Alliance foi a que mais caiu no Dow Jones e colaborou com o tímido recuo do Nasdaq, com baixa de 7,43%. A queda ocorre depois de anúncio de saída da CEO Rosalind Brewer levantar dúvidas sobre o guidance da empresa. O Mizuho disse não estar mais confiante de que a Walgreens conseguirá alcançar sua projeção de lucro para 2024, dada a mudança no cargo de liderança.
Puxando a queda do Nasdaq, a ação da Warner Bros cedeu 12,02%. A da fabricante de chips cedeu 5,46% com publicação de balanço e a montadora Tesla perdeu 5,06% na esteira de cortes nos preços dos seus veículos na China.
Na outra ponta, a Intel subiu 4,18% no dia em que a sua competidora Dell avançou 21,25% surfando em bons resultados trimestrais. As petrolíferas ExxonMobil e Chevron ganharam 2,10% e 1,99% em meio à valorização nos preços do petróleo.
Publicidade