As bolsas de Nova York fecharam em baixa e o índice Nasdaq sofreu a pior perda em cinco meses, com intensa aversão ao risco após a Fitch rebaixar o rating soberano dos Estados Unidos. Uma leitura forte de dados de emprego no país também pesou sobre os três principais índices de Wall Street, à medida que sugeriu que o Federal Reserve (Fed) ainda tem trabalho por fazer para conter a inflação.
Leia também
No fim da tarde em Nova York, o índice Dow Jones fechou em baixa de 0,98%, a 35.282,52 pontos; o S&P 500 cedeu 1,38%, a 4.513,39 pontos; e o Nasdaq caiu 2,17%, a 13.973,45 pontos, no maior recuo porcentual diário desde 21 de fevereiro de 2023, segundo a Dow Jones Newswire.
Os índices futuros já operavam no negativo no pré-mercado, à medida que o corte na nota de crédito dos EUA ontem, de AAA para AA+, prejudicou os ativos de risco. A publicação do relatório do ADP, registrando quase o dobro de novos empregos que o esperado por analistas, fez diminuir as apostas em uma pausa do Fed em setembro, retirando ainda mais o fôlego de Nova York.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
“O mercado de ações agora estão no modo ‘notícias boas são notícias ruins’, com fortes dados econômicos reforçando ainda mais o compromisso do presidente do Fed, Jerome Powell, de evitar cortes nas taxas até 2024″, comentou o BMO.
Assim, as bolsas ficaram no vermelho da abertura ao fechamento. A pressão abrangeu vários setores, mas acometeu as ações de tecnologia com maior gravidade. Entre as big techs, Meta, Amazon, Microsoft e Alphabet caíram mais de 2%.
A empresa de semicondutores Advanced Micro Devices perdeu 7,02% após publicação do seu balanço, que registrou recuo de 18% na receita na comparação anual. Na esteira, as fabricantes de chips Nvidia e Intel recuaram 4,78% e 3,97%, respectivamente. Outras do segmento, como Broadcom, Texas Instruments, Applied Materials, Analog Devices e Micron Technology, cederam mais de 3%.
As empresas de serviços de nuvem e software se destacaram com perdas relevantes no Nasdaq, com a Zscaler (-7,53%) e Datadog (-7,06%) entre os piores desempenhos do índice.
Publicidade
Os investidores seguem acompanhando a temporada de balanços, e se posicionam para a publicação dos resultados trimestrais da Apple e da Amazon amanhã, 3, após o encerramento do pregão.