As bolsas de Nova York fecharam em alta nesta quarta-feira (6), após falas do presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA), Jerome Powell, que não trouxeram nenhuma surpresa, mas reforçaram expectativas de cortes de juros neste ano. No entanto, o desempenho das ações do setor financeiro minou parte do impulso dos índices acionários, depois da notícia de resgate ao New York Community Bancorp (NYCB).
Leia também
No fim da tarde, o índice Dow Jones fechou em alta de 0,20%, a 38.661,05 pontos; o S&P 500 avançou 0,51%, aos 5.104,76 pontos, e o Nasdaq subiu 0,58%, aos 16.031,54 pontos.
As bolsas abriram em alta, com ganhos perto de 1%. O discurso preparado por Powell para ser lido ao Congresso americano não teve nada de novo – como disse a Pantheon Macroeconomics em relatório -, aliviando um fator que ontem comprimia o sentimento. Powell indicou que o Fed ainda espera cortes de juros neste ano, mas que ainda não está pronto para iniciá-los. Para o Stifel, a linguagem reiterou a mensagem de paciência. A Oxford Economics destacou que Powell tinha a oportunidade de entregar um tom mais hawkish, mas não o fez.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Os relatórios ADP e Jolts também trouxeram um alívio no fronte de política monetária, ao mostrar recuo na criação de emprego nos EUA. O cenário era propício para ativos de risco como ações.
As bolsas perderam o fôlego diante de preocupações com o New York Community Bancorp (NYCB), que recentemente enfrentou problemas por sua exposição ao setor imobiliário comercial. As suas ações caíram até 42% e tiveram negociações interrompidas várias vezes no pregão, em meio a relatos de que o banco regional estaria em busca de mais aporte. Depois que o NYCB confirmou a injeção de mais de US$ 1 bilhão por um grupo de investidores institucionais, o papel saltou na direção contrária, chegando a avançar 30%. Ao final, fechou com ganhos de 7,45%.
A cautela se refletiu no setor financeiro. O índice KBW, composto por ações de bancos americanos, fechou com queda de 0,66%, a 98,82 pontos.