Últimas notícias

Ibovespa hoje: índice fecha próximo dos 129 mil pontos com bom humor em NY

Desempenho dos papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) e da Vale (VALE3) também ajudou o índice

Ibovespa hoje: índice fecha próximo dos 129 mil pontos com bom humor em NY
Painel do Ibovespa mostra cotações do dia. (Foto: Werther Santana/Estadão)

O Ibovespa fechou em alta nesta quarta-feira (6), impulsionado pelo bom desempenho das ações da Petrobras (PETR3;PETR4) e da Vale (VALE3), além de ter sido apoiado pela alta das Bolsas de Nova York. A principal referência da B3 terminou o dia em valorização de 0,62%, aos 128.890,23 pontos, oscilando entre máxima a 129.323,12 pontos e mínima a 128.098,95 pontos.

Nos Estados Unidos, investidores monitoraram as falas de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), que discursou ao Congresso americano. O dirigente reforçou a mensagem de que os cortes de juros vão depender da evolução da economia, sendo preciso novos dados para dar mais confiança de que a inflação converge para a meta de 2% ao ano.

A declaração foi bem recebida pelo mercado, que temia um discurso mais duro, capaz de colocar dúvida na possibilidade de afrouxamento monetário ainda neste ano. “As falas não trouxeram surpresas negativas e, com isso, investidores continuam esperando pelo início da queda de juros a partir de junho”, destaca Apolo Duarte, planejador financeiro, sócio e head da mesa de renda variável da AVG Capital.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em Wall Street, as Bolsas de Nova York fecharam em alta. Nasdaq subiu 0,58%, enquanto Dow Jones e S&P 500 tiveram ganhos de 0,20% e 0,51%, respectivamente. À tarde, também foi divulgado o Livro Bege, relatório sobre as atuais condições econômicas em cada um dos 12 distritos do Federal Reserve. O documento ouviu relatos de alguma moderação na inflação de vários distritos americanos, embora as pressões de preço persistiram nos Estados Unidos entre janeiro e meados de fevereiro.

Já na Bolsa brasileira, as ações cíclicas, mais sensíveis ao ciclo econômico, tiveram um desempenho positivo, enquanto os juros futuros recuaram. Hypera (HYPE3) e Grupo Soma (SOMA3) ficaram entre as principais altas, assim como o Pão de Açúcar (PCAR3), que recuperou parte das perdas observadas na véspera, quando terminou o dia em queda de 4,17%, após pedido de registro de oferta pública de ações (OPA).

Quem também se saiu bem foram as ações da Petrobras (PETR3;PETR4), que subiram em torno de 1,5%, com investidores na expectativa do balanço do quarto trimestre de 2024 da petroleira, a ser divulgado na quinta-feira (7), e do anúncio de distribuição de dividendos. Os papéis da Vale (VALE3), de maior peso para o Ibovespa, também subiram, mesmo após o mínerio de ferro ter fechado em queda de 0,23% em Dalian, na China.

Na ponta contrária, as ações da Petrorecôncavo (RECV3) sofreram uma das maiores baixas do dia, repercutindo o balanço da petroleira. No quarto trimestre de 2023, a empresa atingiu lucro líquido de R$ 186,68 milhões, uma queda de 54% na comparação com igual período de 2022. Ante o terceiro trimestre, houve uma alta de 29%.

Como é calculado o Índice Ibovespa?

O sistema de pontos Ibovespa busca representar o comportamento dos preços do conjunto de ações nos pregões administrados pela B3. Cada ponto equivale a 1 real. Assim, uma carteira com uma composição idêntica ao do índice custa aproximadamente R$ 120 mil, que é a quantidade de pontos do Ibovespa.

Apesar de a pontuação ser importante para compreender a valorização da Bolsa, a variação de pontos durante um período é uma referência mais relevante para entender e comparar o desempenho das ações e de fundos de renda variável. Dessa maneira, qualquer investimento do tipo deve ter uma rentabilidade maior do que essa taxa para ser considerado bom.

Publicidade

A flutuação do índice reflete a expectativa dos investidores em relação aos ativos e aos cenários interno e externo. Quando a pontuação do Ibovespa sobe, isso significa que, na média, as ações que a compõem se valorizaram. O movimento de queda indica que boa parte dos papéis fechou o dia no vermelho.