Últimas notícias

Bolsas de NY fecham em alta após CPI dos EUA e expectativas sobre Fed

S&P 500 avançou 2,13%

Bolsas de NY fecham em alta após CPI dos EUA e expectativas sobre Fed
Coty na bolsa de NY. Foto: REUTERS/Brendan McDermid

(Ilana Cardial, Estadão Conteúdo) – A bolsas de Nova York fecharam em alta nesta quarta-feira. Wall Street se apoiou no resultado do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de julho, que mostrou desaceleração nos preços nos Estados Unidos e veio abaixo da previsão de analistas. Casas de projeções se dividiram quanto às expectativas para a política do Federal Reserve (Fed), cujas falas de dirigentes estiveram no radar.

O índice Dow Jones subiu 1,63%, a 33.309,51 pontos, o S&P 500 avançou 2,13%, a 4.210,24 pontos, e o Nasdaq teve alta de 2,89%, a 12.854,80.

No mês passado, o CPI dos EUA ficou estável em relação ao anterior, mas saltou 8,5% na comparação anual. O resultado ficou abaixo da mediana registrada pelo Projeções Broadcast e mostrou uma desaceleração quanto a junho. Com isso, cresceram as expectativas de que o Fed diminua o ritmo do aperto monetário, como mostra levantamento do CME Group.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As casas de analistas, no entanto, se dividiram quanto a alta de juros na reunião de setembro: a Capital Economics espera aumento de 50 pontos-base pelo banco central americano, enquanto Commerzbank e Oxford Economics mantêm previsões de 75 pontos-base.

Em evento, o presidente da distrital de Minneapolis, Neel Kashkari, afirmou que a declaração de vitória contra a alta inflação ainda está “bem, bem longe” e que esta foi apenas uma pista de que talvez os preços estejam caminhando para direção certa. No Fed de Chicago, o presidente Charles Evans disse que o CPI foi positivo, mas notou que os preços “seguem muito elevados”. Nenhum dos dois dirigentes contam com poder de voto neste ano, mas devem tê-lo no ano que vem.

A Capital Economics avalia que a expectativa de que um pivô pelo Fed irá limitar o estrago à economia pode ajudar a explicar a retomada do S&P 500, apesar da curva de juros dos Treasuries seguir invertida. Em relatório, a consultoria nota a resiliência nas previsões de analistas para relatórios financeiros e ganhos em mercados acionários.