Publicidade

Tempo Real

Bradesco reduz projeção do PIB global em 2022 de 3,5% para 3,4%

O banco também diminuiu a expectativa de crescimento do PIB chinês este ano, de 4,9% para 4,5%

Bradesco reduz projeção do PIB global em 2022 de 3,5% para 3,4%
Foto: Paulo Whitaker/Reuters
O que este conteúdo fez por você?
  • O banco também diminuiu a projeção de crescimento do PIB dos EUA em 2022, de 3,0% para 2,8%, devido aos dados mais fracos do primeiro trimestre.

O Bradesco diminuiu de 3,5% para 3,4% a sua projeção de crescimento da economia global em 2022. De acordo com o banco, o aumento dos juros nas economias desenvolvidas e a perspectiva de que a China será afetada pelas suas políticas de combate à covid-19 reforçam a expectativa de uma atividade mais fraca e de maior incerteza no mundo.

Nos Estados Unidos, o banco considera que o aumento de 0,5 ponto porcentual dos juros promovido pelo Federal Reserve (Fed, o banco central do país) e as sinalizações da autoridade monetária corroboram um cenário em que os juros dos EUA avançam até 4,0% no terceiro trimestre de 2023. O Bradesco espera mais três aumentos de 0,5 ponto, que levariam a taxa dos Fed Funds a 2,25% em setembro, seguidos por altas de 0,25 ponto até os 4,0%.

“Acreditamos que o aperto monetário implicará uma desaceleração econômica em 2023 e projetamos crescimento do PIB dos EUA de apenas 1,5% no próximo ano”, afirma o Bradesco, que antes via expansão de 2,0% para a economia norte-americana em 2023. O banco também diminuiu a projeção de crescimento do PIB dos EUA em 2022, de 3,0% para 2,8%, devido aos dados mais fracos do primeiro trimestre.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O banco também diminuiu a expectativa de crescimento do PIB chinês este ano, de 4,9% para 4,5%, devido aos efeitos da guerra na Ucrânia, restrições à circulação de pessoas com o aumento de casos de covid-19 e riscos oriundos da desaceleração do setor imobiliário no país. O arrefecimento da economia do gigante asiático ainda deve levar a um agravamento dos problemas de cadeias produtivas globais, alerta o Bradesco.

“A normalização esperada da indústria mundial pode ser postergada, dado o papel relevante da China – e a desinflação de bens industriais deve demorar mais do que esperávamos no início do ano”, afirma o banco. “Segue sendo difícil prever como essa situação irá evoluir nas próximas semanas. Dada a situação atual, entendemos que abril deve ter sido o vale para a atividade econômica, fazendo com que a expansão do segundo trimestre se aproxime de zero quando comparamos com os três primeiros meses do ano.”

Web Stories

Ver tudo
<
Peru, chester ou tender: descubra qual a opção mais barata para o Natal
Top 5 carnes mais baratas para o churrasco de Ano Novo
IPVA 2025: onde consultar o valor do meu carro?
Esqueça o ferro: 5 maneiras simples de desamassar as roupas sem aumentar a conta de luz
7 receitas que custam até R$ 10 por porção para fazer neste Natal
6 hábitos que fazem você gastar mais gasolina em seu carro e moto
Estas são as melhores carnes para fazer no Natal gastando pouco
IPVA 2025 vai aumentar?
Este hábito parece simples, mas pode estar levando o consumo da sua geladeira às alturas
IPVA 2025: carros menos poluentes são isentos do imposto; confira lista
Comida mais cara: 6 dicas para economizar na feira e no supermercado
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
>