Chega ao fim a negociação para a venda da participação da Novonor na Braskem (BRKM5). A petroquímica anunciou que a empresa e o Shine I Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC), representado por sua gestora Vórtx Capital e assessorado pela IG4 Sol. fecharam acordo definitivo vinculante entre o FIDC e os bancos credores da Novonor para a compra dos créditos detidos pelas instituições financeiras garantidos por, dentre outros, alienações fiduciárias constituídas sobre as ações de emissão da Braskem.
Em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), acordo de exclusividade com prazo inicial de 60 dias entre o FIDC e a Novonor com relação a uma potencial transação envolvendo ações de emissão da Braskem detidas pela empresa. A conclusão do negócio também depende de aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). A operação foi antecipada pela Broadcast.
De acordo com o comunicado, o fundo de investimento assessorado pela IG4 deverá se tornar, direta ou indiretamente, titular de ações ordinárias e preferenciais de emissão da Braskem, o que representa 50,111% do capital votante e 34,323% do capital total da companhia, “por meio da utilização parcial dos Créditos – os quais, segundo fomos informados, foram objeto de acordo vinculante definitivo entre o FIDC e os Credores para sua aquisição pelo FIDC, sujeito a determinadas condições precedentes.”
Além disso, a Novonor manterá ações preferenciais representativas de 4% do capital social da Braskem (BRKM5), sem direitos de governança além daqueles previstos nas normas aplicáveis.