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Quase metade dos credores de BRK e Portocred já solicitou valores do FGC

Eles devem receber mais de R$ 2 bilhões em garantias

Quase metade dos credores de BRK e Portocred já solicitou valores do FGC
Foto: Envato Elements

Após as liquidações das operações da BRK Financeira e da Portocred pelo Banco Central na semana passada, os credores das instituições devem receber mais de R$ 2 bilhões em garantias do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

A BRK tinha aproximadamente 42 mil credores com depósitos elegíveis ao pagamento da garantia do FGC, somando R$ 1,7 bilhão. A Portocred Financeira, por sua vez, tinha cerca de 12 mil credores com depósitos elegíveis, somando R$ 521 milhões.

O FGC é uma associação que administra um mecanismo de proteção aos correntistas, poupadores e investidores para recuperação de depósitos ou créditos em instituições financeiras em falência ou liquidação.

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Quase metade dos 54 mil credores da BRK Financeira e Portocred elegíveis à garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) já fez o cadastro básico no aplicativo do órgão. O pagamento da garantia começará após o recebimento das informações das instituições liquidadas.

O FGC oferece garantia ordinária de até R$ 250 mil para investimentos em produtos como conta corrente, poupança, CDB, RDB, LCI e LCA, para cada CPF ou CNPJ, por instituição financeira associada ou conglomerado financeiro. Há um teto de R$ 1 milhão, a cada quatro anos, para garantias pagas em cada CPF ou CNPJ.

Após realizar o cadastro no app do FGC, é necessário acompanhar os canais oficiais do fundo e aguardar a conclusão do processo de organização dos dados sobre os depositantes e investidores de cada instituição pelo liquidante.

Nessa primeira etapa do processo de pagamento de garantias cabe aos liquidantes – definidos pelo Banco Central – reunir as informações sobre identidade e valores a receber de cada pessoa que possui investimentos em ativos garantidos pelo FGC.

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O pagamento será feito, preferencialmente, pelo aplicativo. Para realizar o processo é exigido assinatura digital, a partir da biometria.

O FGC alertou, também, para possíveis tentativas de golpe envolvendo o pagamento de garantia. Os canais oficiais de atendimento envolvem o app do FGC, telefone, e-mail e redes sociais. Nenhum contato é feito por meio do WhatsApp.

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