Últimas notícias

Calendário econômico da semana: 12 a 16 de fevereiro

Nesta semana, contamos com indicadores como o PIB preliminar do Japão, Zona do Euro, Colômbia e Reino Unido

Calendário econômico da semana: 12 a 16 de fevereiro
(Foto: Envato Elements)

O calendário econômico da semana, que vai de segunda-feira (12) até sexta-feira (16), contém diversos eventos importantes nacionais e internacionais que os investidores devem ficar de olho. Vale lembrar que no Brasil é feriado nacional de carnaval, o que significa que o mercado estará fechado até quarta-feira (14).

A semana começa com a agenda econômica sem indicadores relevantes previstos para segunda-feira (12).

Na terça-feira (13), o destaque será do exterior. Na Alemanha, veremos o levantamento do ZEW (que em alemão significa Centro para Pesquisas Econômicas Europeias) de sentimento econômico do mês de fevereiro. O índice é calculado pelo instituto, que reúne 350 economistas e analistas de mercado com o fim de avaliar quais são as percepções sobre a economia do país naquele momento. Já nos Estados Unidos, contamos com a publicação do Índice de Preços ao Consumidor de janeiro.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Quarta-feira (14) será dia de acompanhar a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) preliminar do quarto trimestre do Japão e da Zona do Euro. Sobre este último, vale a pena ficar de olho nos resultados relacionados à produção industrial de dezembro.

Na quinta-feira (15) teremos, no Brasil, o relatório semanal Focus feito pelo Banco Central (BC), documento que traz as principais previsões econômicas do mercado. Teremos também a Balança Comercial semanal da Secretaria do Comércio Exterior (Secex), que consiste em um conjunto de dados que mostram a diferença entre as importações e exportações do País.

A agenda internacional conta também com eventos importantes. Sobre o Reino Unido e a Colômbia, veremos o PIB (preliminar) do quarto trimestre. O foco, contudo, será dos EUA, a partir do lançamento de quatro indicadores: as vendas no varejo de janeiro, o índice de atividade do Federal Reserve (Fed, o banco central do país) Filadélfia, pedidos de auxílio desemprego semanal, índice Empire Manufacturing de atividade de fevereiro (levantamento feito com cerca de 200 empresas do estado de Nova York para avaliar a saúde econômica do setor de fabricação) e produção industrial de janeiro.

No último dia útil da semana, na sexta-feira (16), teremos, no Brasil, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) semanal trazido pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), sendo este um medidor da inflação do País. Veremos também o resultado do Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10) de fevereiro, que registra a inflação no período compreendido entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do atual e é realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Já nos EUA, será publicado o Índice de Confiança da Universidade de Michigan (preliminar) deste mês.

Calendário Econômico da Semana

Segunda-feira, 12 de fevereiro

Sem indicadores econômicos relevantes previstos

Terça-feira, 13 de fevereiro

Brasil

– Feriado nacional (mercados fechados)

Alemanha

07:00: Levantamento ZEW de sentimento econômico (fev)

Estados Unidos

10:30: Índice de preços ao consumidor (jan)

Quarta-feira, 14 de fevereiro

Zona do Euro

07:00: Produção industrial (dez)
07:00: PIB (4o tri.) – preliminar

Japão

20:50: PIB (4o tri.) – preliminar

Quinta-feira, 15 de fevereiro

Brasil

08:25: BCB: Relatório Focus (semanal)
14:30: BCB: Fluxo Cambial (semanal)
15:00: Secex: Balança comercial (semanal)

Reino Unido

04:00: PIB (4o tri.) – preliminar

Estados Unidos

10:30: Vendas no varejo (jan)
10:30: Índice de atividade do Fed Filadélfia (fev)
10:30: Pedidos de auxílio desemprego (semanal)
10:30: Índice Empire Manufacturing de atividade (fev)
11:15: Produção industrial (jan)

Colômbia

13:00: PIB (4o tri.)

Sexta-feira, 16 de fevereiro

Brasil

05:00: FIPE: IPC (semanal)
08:00: FGV: IGP-10 (fev)

Estados Unidos

12:00: Índice de confiança da Universidade de Michigan (fev) – preliminar

Fonte: Depec

Publicidade