O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou nesta terça-feira, 22, que o crescimento muito alto de investimentos em criptoativos preocupa a autoridade monetária. Ele discursou em evento do BTG Pactual.
Leia também
Um pouco antes, Campos Neto defendeu o projeto aprovado hoje na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado sobre regulamentação para o mercado de criptomoedas no Brasil.
Ao mesmo tempo em que o investimento elevado preocupa, o chefe da autoridade monetária ponderou e disse que os criptoativos “fomentam tecnologia importante para sistema financeiro”. “Plataformas de criptoativos têm um valor enorme”, disse.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A proposta aprovada hoje pela comissão do Senado estabelece que a comercialização de ativos virtuais deve observar diretrizes como a livre iniciativa e a livre concorrência, o controle e a manutenção de forma segregada dos recursos aportados pelos clientes e a segurança da informação e a proteção de dados pessoais. Além disso, tipifica como crime o ato de organizar, gerir, ofertar carteiras ou intermediar operações envolvendo ativos virtuais, com o fim de obter vantagem ilícita, com pena de quatro a oito anos de prisão e multa.