(Reuters) – A China se esforçará para evitar riscos financeiros reforçando seus sistemas de prevenção, alerta e eliminação de riscos, disse o banco central chinês nesta sexta-feira (3).
Leia também
A China vai manter seus mercados de ações, títulos e câmbio estáveis e evitará choques externos, disse o Banco do Povo da China em seu relatório de estabilidade financeira de 2021.
“Sob a premissa de prevenir efetivamente os riscos, continuaremos a expandir a abertura financeira de alto nível”, disse o relatório.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O documento reitera a promessa de tornar a política monetária flexível, direcionada e adequada.
A China promoverá reformas de instituições financeiras de pequeno e médio porte para ajudar a resolver os riscos, disse, acrescentando que os bancos dessa escala enfrentam pressão para manter a qualidade e lucratividade dos seus ativos devido ao impacto da pandemia, apesar das medidas para repor seu capital.
O país alocou 200 bilhões de iuanes (31,01 bilhões de dólares) em títulos especiais do governo local em 2020 para ajudar a solucionar os riscos de pequenos bancos, disseram autoridades do Ministério das Finanças da China.