A Coteminas informou o Sindicato dos Trabalhadores Têxtis (Sintrafite-SC) que irá fazer um desligamento em massa em Santa Catarina.
De acordo com o sindicato, o documento citava 841 funcionários demitidos, mas a empresa afirmou que realizará desligamentos de aproximadamente 700 trabalhadores a partir da próxima semana.
A notícia vem na esteira de um acordo firmado em abril entre a companhia comandada por Josué Gomes da Silva, presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), e a varejista asiática Shein.
A parceria faz parte do projeto da Shein de nacionalizar 85% das vendas em quatro anos, com produtos feitos no Brasil. A varejista havia anunciado, em abril, que faria investimentos de cerca de R$ 750 milhões no setor têxtil brasileiro e geraria até 100 mil empregos indiretos no País nos próximos três anos.
Também foi informado que a Coteminas iria parcelar as rescisões em até 15 vezes. O documento também cita que a empresa tem “a necessidade de realizar desligamentos de funcionários no mês de julho, para podermos manter a continuidade da operação”.