Publicidade

Investimentos

CVM: processo vai agilizar acesso a CNPJ para fundos de investimento

CVM: processo vai agilizar acesso a CNPJ para fundos de investimento
Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é uma autarquia ligada ao Ministério da Fazenda. Foto: FABIO MOTTA/ESTADÃO

Um novo processo, lançado em parceria pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e a Receita Federal, promete reduzir o tempo de concessão de CNPJ para fundos de investimento e investidores não residentes. A inscrição passa a ser feita pela Redesim, plataforma do governo para registro de empresas.

A partir do dia 12, uma vez que o administrador do fundo ou representante do investidor não residente faça o pedido de registro na CVM, a autarquia acionará a Redesim com os dados enviados. A aplicação retornará o CNPJ, que aparecerá na tela de cadastro para o administrador do fundo ou representante do estrangeiro.

A nova aplicação permitirá que o CNPJ seja obtido em tempo real, ou seja, ao longo do processo de registro do investidor ou do fundo na CVM.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

De acordo com a CVM, é a primeira integração completa de um órgão federal com a Redesim. A autarquia já vem utilizando o sistema para a inscrição de estrangeiros.

“O projeto automatiza o processo de concessão de CNPJ para investidores não residentes pessoas jurídicas e também o de fundos de investimento, como também viabiliza a integração entre as bases cadastrais da Receita Federal e da CVM, garantindo que, a partir de então, tais dados permaneçam simétricos e consistentes”, disse Daniel Maeda, superintendente de supervisão de investidores institucionais da CVM.

Web Stories

Ver tudo
<
>