Últimas notícias

Dólar à vista vai acima de R$5,54 com piora do sinal externo

Às 15h (de Brasília), o dólar à vista subia 0,42%, a 5,5384 reais

Dólar à vista vai acima de R$5,54 com piora do sinal externo
Cédulas de dólar (Foto: Shutterstock)

O dólar mantinha sua rota ascendente e tentava se firmar em alta nesta segunda-feira (11), superando 5,54 reais enquanto a moeda norte-americana ia às máximas da sessão no exterior e os mercados de ações minguavam com temores de inflação e seus impactos sobre o crescimento.

A baixa liquidez seria um fator a exasperar as oscilações. O contrato de dólar futuro mais curto negociava menos de 100 mil contratos, a caminho de fechar com o menor giro de negócios desde 6 de setembro, também véspera de um feriado.

O mercado de câmbio não abrirá na terça por causa do Dia de Nossa Senhora Aparecida.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Às 15h (de Brasília), o dólar à vista subia 0,42%, a 5,5384 reais. Na máxima, foi a 5,5404 reais (+0,45%), após cair a 5,4924 reais (-0,42%) na mínima. Na B3, o dólar ganhava 0,45%, a 5,5550 reais, também colado no pico intradiário (5,5570 reais), em torno dos maiores níveis desde abril.

Nos EUA, o feriado do Dia de Colombo mantinha paradas as negociações com títulos do Tesouro, retirando uma referência para operações nos demais mercados. Mas o índice do dólar foi de forma gradual ganhando força até operar em alta de cerca de 0,2%, nas máximas intradiárias e aproximando-se mais de picos em um ano tocados no fim de setembro.

Investidores seguiam colocando na conta riscos de o banco central dos EUA apertar a política monetária à medida que a inflação não dá sinais de abatimento. Os receios são intensificados por um imparável rali nos preços do petróleo, com o contrato norte-americano nos valores mais altos desde 2014, acima de 80 dólares o barril, no que pode ser uma verdadeira injeção de inflação na economia.

O clima de cautela externa se soma a um ambiente doméstico já ruidoso, o que acaba sustentando os prêmios de risco que fizeram o dólar cruzar a linha dos 5,50 reais e se manter acima dela.

A equipe de pesquisa macro do BTG Pactual digital elevou as projeções para a taxa de câmbio nos três cenários que considera, com a agenda política como principal ponto de atenção nos próximos meses no campo doméstico.

Publicidade

No cenário básico, o dólar agora deve terminar o ano em 5,30 reais, ante taxa de 5,00 reais prevista anteriormente. No cenário otimista, a moeda fica em 5,10 reais, contra 4,80 reais estimados antes. Nos cálculos mais pessimistas, o dólar fecha 2021 em 5,60 reais, de 5,40 reais do prognóstico anterior.