Publicidade

Tempo Real

Dólar hoje abre em forte queda por conta deste dado nacional divulgado pela manhã

Agenda de dirigentes do banco central dos EUA também mantém o investidor em alerta e pressiona a moeda americana

Dólar hoje abre em forte queda por conta deste dado nacional divulgado pela manhã
Adobe Stock

O dólar hoje abriu em forte queda de 1,15%, cotado a R$ 5,4126. No mercado financeiro, além de dados econômicos, os investidores estão atentos a um evento da divisão de Nova York do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), programado para esta quinta-feira (26), que deve contar com a presença de vários membros da autoridade monetária dos Estados Unidos, incluindo o presidente, Jerome Powell, e o líder do Fed NY, John Williams. No Brasil, o foco está na entrevista coletiva sobre o Relatório de Inflação do Banco Central (BC), com a participação de Roberto Campos Neto e o diretor Diogo Guillen.

O Relatório Trimestral de Inflação (RTI) é referente ao terceiro trimestre trouxe as previsões do BC para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e o balanço de pagamentos. No relatório anterior, o BC projetava uma inflação de 0,33% em junho, 0,12% em julho, 0,07% em agosto e 0,21% em setembro. Com isso, a expectativa de inflação acumulada nos 12 meses até junho era de 4,35% e, até setembro, de 4,13%.

Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, e Diogo Guillen, diretor de política econômica, devem apresentar o RTI em uma coletiva de imprensa, às 11h, em São Paulo. Posteriormente, às 15h, Campos Neto participará da reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN).

No mercado internacional, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos divulga, hoje, a leitura final do PIB referente ao segundo trimestre de 2024. A estimativa anterior indicava um crescimento de 1,4% em relação ao trimestre anterior. Agora, espera-se uma alta de 3%. Junto com o PIB.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O Departamento de Comércio também apresenta a leitura final do índice de preços de gastos com consumo pessoal (PCE) e seu núcleo, ambos do segundo trimestre de 2024. No primeiro trimestre, o PCE apresentou uma variação de 3,4%, enquanto o núcleo registrou 3,7% em comparação ao período anterior. A projeção atual é de que o núcleo fique em 2,8% e o índice geral em 2,5%, na análise trimestral.

Há perspectiva também de que o Departamento de Trabalho dos Estados Unidos divulgue, hoje, o total de novos pedidos de seguro-desemprego registrados na semana encerrada em 21 de setembro. Na semana anterior, o número de solicitações foi de 219 mil, enquanto a projeção atual é de 225 mil novos pedidos.

Ainda nesta manhã, a presidente do Federal Reserve de Boston, Susan Collins, fará um discurso. No mesmo horário, Adriana Kugler, diretora do Federal Reserve, também se pronunciará em outro evento. Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, marcará presença em um evento organizado pelo Fed de Nova York às 10h20 (de Brasília). Logo após, às 10h25 (de Brasília), John Williams, presidente do Fed de Nova York, participará do mesmo evento.

Ontem, o dólar fechou a sessão em alta de 0,23%, cotado a R$ 5,4755.