O dólar hoje mantém a tendência de alta que já vinha sendo registrada nos últimos dias. A moeda americana abriu a sessão desta quinta-feira (31), último pregão do mês, com leve alta de 0,08% a R$ 5,7680.
Leia também
O mercado de câmbio está enfrentando volatilidade, com muitos fatores pressionando em direções opostas. Lá fora, as commodities mostram sinais difusos, com alta do petróleo e queda do minério. As bolsas internacionais também demonstram cautela ante as decisões da próxima semana, com eleições presidenciais nos Estados Unidos e a reunião de política monetária do banco central americano.
Por aqui, a rejeição na Câmara do projeto de tributação de grandes fortunas é um sinal negativo para o governo, o que ajuda a agravar a pressão fiscal que já vinha acontecendo nos últimos pregões. O câmbio ainda deve sofrer volatilidade em dia de definição da última taxa Ptax de outubro.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Como mostramos nesta outra reportagem, o dólar tem em 2024 a 3ª maior alta registrada nos últimos 15 anos, segundo dados levantados pela Economatica. A moeda americana acumula uma valorização de 19,0% desde o início de janeiro. A alta só não é maior do que a registrada no mesmo período de 2015, quando o dólar subiu 45,28% no auge da crise que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT); e em 2020, primeiro ano da pandemia da covid-19, quando o dólar subiu 43,20% nos 10 primeiros meses daquele ano.