Últimas notícias

Dólar supera R$ 5,19 com temor global e incerteza na Petrobras

Dólar supera R$ 5,19 com temor global e incerteza na Petrobras
Fonte: AybikeOzturk/Shutterstock

O dólar passava a subir e superou a marca de 5,19 reais nesta segunda-feira, depois de abrir a sessão com pouca alteração, com receios sobre políticas monetárias mais restritivas nas principais economias do mundo somando-se a temores domésticos sobre o futuro da Petrobras, que viu mais um presidente-executivo pedir demissão nesta manhã.

Às 10:43 (de Brasília), o dólar à vista avançava 0,89%, a 5,1919 reais na venda, rondando os picos do dia, depois de mais cedo ter chegado a cair 0,17%, a 5,1370 reais.

A última vez que o dólar encerrou uma sessão acima dos 5,19 reais foi em 14 de fevereiro passado, quando fechou em 5,2195 reais.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na B3, às 10:43 (de Brasília), o contrato de dólar futuro de primeiro vencimento subia 0,63%, a 5,2065 reais.

Com esse desempenho, que destoava da queda de 0,26% do índice do dólar contra uma cesta de rivais fortes, a moeda norte-americana estendia uma tendência de ganhos recente, caminhando para a nona valorização diária em dez pregões contra o real.

Michelle Hwang, estrategista de câmbio e juros do BNP Paribas, atribuiu parte desse rali à decisão recente do Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, de elevar sua taxa básica de juros em 0,75 ponto percentual, maior dose de aperto desde 1994.

Além de tornar a renda-fixa norte-americana mais atraente para investidores estrangeiros, o que tende a beneficiar o dólar, custos de empréstimos mais altos nos Estados Unidos elevam os temores de investidores de desaceleração econômica ou até de recessão em escala global, diminuindo o apetite por ativos arriscados, como moedas de países emergentes, explicou ela.

Ao mesmo tempo, Hwang avaliou o comunicado de política monetária do Banco Central do Brasil da semana passada, quando a autarquia aumentou a taxa Selic em 0,50 ponto percentual, como “mais brando”, sinalizando provável desaceleração no ritmo de aperto monetário em sua próxima reunião, em agosto.

Publicidade

Quanto mais agressivo é o BC na elevação dos juros básicos, mais o real tende a se beneficiar, já que fica mais rentável –e, consequentemente, atraente– para o investidor estrangeiro. Da mesma forma, indicações mais moderadas da autarquia sobre o aperto monetário costumam reduzir o apelo da moeda brasileira.

Somando-se a um ambiente já desafiador, em meio às preocupações sobre o crescimento econômico global e à aproximação das eleições presidenciais domésticas, a incerteza sobre o futuro da Petrobras voltava aos holofotes nesta segunda-feira, depois que José Mauro Coelho pediu demissão do cargo de presidente-executivo da empresa nesta manhã.

Sua saída ocorre em meio à crescente pressão sobre a estatal, especialmente após o reajuste dos preços do diesel e da gasolina anunciado na sexta-feira. Coelho é o terceiro presidente da Petrobras a deixar o comando em um contexto de insatisfação do governo com a política de preços da empresa.

“Isso contribui para a aversão a risco no Brasil que já estávamos vendo”, disse Hwang, afirmando que o investidor estrangeiro tem muita facilidade em retirar recursos do mercado doméstico ao menor sinal de incerteza, o que explica a alta súbita que a moeda tem apresentado nos últimos dias.

Apesar de enxergar riscos para suas projeções, o BNP Paribas ainda espera que o dólar encerre este ano em 4,85 reais, com Hwang dizendo preferir ativos brasileiros a ativos de outros países da América Latina no atual contexto de maior aversão a risco.

Publicidade

Na última sessão, na sexta-feira, a moeda norte-americana saltou 2,35%, a 5,1460 reais, máxima para encerramento desde 9 de maio passado (5,1554 reais)