O índice Dow Jones fechou em alta nesta sexta-feira (19). Os demais índices das bolsas de Nova York também avançaram, com Nasdaq renovando máxima histórica intradiária aos 22.645,11 pontos.
Publicidade
                
                O índice Dow Jones fechou em alta nesta sexta-feira (19). Os demais índices das bolsas de Nova York também avançaram, com Nasdaq renovando máxima histórica intradiária aos 22.645,11 pontos.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
O movimento aconteceu após Wall Street alcançar novos recordes ontem, em meio à repercussão do novo corte de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da China, Xi Jinping, mantiveram uma conversa por telefone nesta sexta-feira (19) descrita por ambos como construtiva. Trump afirmou na Truth Social que a ligação foi “muito produtiva” e que houve avanços em temas como comércio, combate ao fentanil, a guerra na Ucrânia e o acordo do TikTok.
Trump disse ainda que ambos concordaram em se encontrar na Cúpula da APEC, que acontece em 31 de outubro e 1º de novembro na Coreia do Sul. O republicano também revelou que deve visitar a China no início de 2026 e que Xi deve ir aos EUA em um “momento apropriado”. “Voltaremos a falar por telefone”, destacou, agradecendo a aprovação chinesa ao acordo do TikTok, mas sem entrar em detalhes.
Segundo a agência Xinhua, Xi Jinping frisou que as relações bilaterais são de “suma importância” e benéficas para todo o mundo se houver “respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação de ganhos compartilhados”. Ele pediu que Washington evite medidas unilaterais de restrição comercial e reiterou que a posição chinesa sobre o TikTok é de apoio a soluções de mercado em conformidade com as leis e regulamentos chineses.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
A agência também pontuou que a conversa entre Trump e Xi serviu para oferecer “diretrizes estratégicas para a estabilidade e o desenvolvimento das relações bilaterais”. Xi lembrou que China e EUA “foram aliados que lutaram lado a lado durante a Segunda Guerra Mundial” e que é preciso “valorizar a paz e construir o futuro” com base na memória histórica.
Trump ainda afirmou que, segundo o veículo, a cerimônia chinesa em memória da vitória na guerra foi “muito impressionante” e classificou a relação com Pequim como “a mais importante relação bilateral do mundo”. Segundo ele, a cooperação pode trazer “ações favoráveis à paz e à estabilidade globais”, diz a Xinhua.
O dólar hoje fechou em alta ante moedas relevantes, com o índice DXY, que mede a divisa americana com seis pares fortes, subindo 0,32% aos 97,657 pontos. O Banco do Japão (BoJ) manteve seu juro básico, como previsto, mas surpreendeu com decisão de reduzir seu estoque de ETF (fundo de investimento negociado na Bolsa de Valores como se fosse uma ação).
Os rendimentos dos Treasuries (títulos da dívida estadunidense) de mais longo prazo fecharam em alta, estendendo ganhos das duas últimas sessões, em uma semana marcada por corte de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), o primeiro neste ano.
No fechamento, o Dow Jones subiu 0,37%, o S&P 500 avançou 0,49% e o Nasdaq teve alta de 0,72%. Todos os três índices bateram os seus recordes históricos de encerramento.
*Com informações de Sergio Caldas, do Broadcast
Publicidade
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador