Veja a operação nas bolsas de NY hoje
(Foto: Adobe Stock)
O índice Dow Jones fechou a sessão de segunda-feira (17) com queda de 1,18%, aos 46.590,24 pontos. O desempenho do índice também acompanhou os demais indicadores de Nova York. O S&P 500 recuou 0,91%, aos 6.672,41 pontos, enquanto o Nasdaq cedeu 0,84%, aos 22.708,07 pontos.
A queda acentuada no exterior reflete o ambiente de cautela dos investidores com a valorização exagerada das teses de investimento ligados ao setor de Inteligência Artificial (IA). Segundo informações da agência Reuters, os maiores fundos hedge dos EUA reduziram exposição às ações das sete maiores companhias de tecnologia, também conhecidas como as ‘Sete Magníficas.
O movimento também reflete às incertezas dos investidores quanto aos próximos passos da política monetária nos Estados Unidos. Na agenda econômica dos EUA, na terça-feira (18), saem a produção industrial dos EUA, encomendas à indústria, confiança das construtoras, e balanço da Home Depot. Na quarta-feira (19), são esperados o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) do Reino Unido e da zona do euro, a ata da última reunião do Fed, e balanço da Nvidia.
“Após a resolução da paralisação do governo dos EUA, os mercados enfrentam uma agenda repleta de divulgações adiadas e programadas para esta semana. Embora talvez o evento mais importante seja a divulgação dos resultados da Nvidia após o fechamento do mercado na quarta-feira”, diz o Deutsche Bank em relatório matutino.
Na quinta-feira, nos EUA, serão conhecidos também os pedidos de auxílio-desemprego, vendas de moradias usadas e balanço do Walmart. Sexta-feira é dia de vendas no varejo do Reino Unido, índice de sentimento do consumidor da Universidade de Michigan, além de Índices de Gerentes de Compras (PMIs) compostos da zona do euro e EUA.
Índice de atividade industrial Empire State sobe em novembro
O índice de atividade industrial Empire State, que mede as condições da manufatura no Estado de Nova York, saltou para 18,7 em novembro, ante 10,7 em outubro, segundo pesquisa divulgada pela distrital do Federal Reserve (Fed) em Nova York nesta segunda-feira. O resultado contrariou a expectativa de analistas consultados pela FactSet, que previam recuo do indicador a 3 neste mês.