Eletrobras (ELET3) volta ao ranking das ações mais negociadas da B3 após dez meses (Foto: Adobe Stock)
As ações da Eletrobras (ELET3) apareceram na lista dos papéis mais negociados da B3 em agosto pela primeira vez este ano, após dez meses fora do levantamento mensal do DataWise+, solução da B3 e Neoway. No mês passado, a estatal surpreendeu com melhora operacional e pagamento de dividendos.
As duas primeiras posições são ocupadas pelas blue chips Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4). Em terceiro lugar está Banco do Brasil (BBAS3), seguido por Itaú (ITUB4), e Bradesco (BBDC4) na quinta colocação.
A relação das Top 10 é composta ainda pela seguinte sequência: Embraer (EMBR3), BTG (BPAC11), B3 (B3SA3) e Sabesp (SBSP3).
A lista elaborada pelo DataWise+ considera o volume financeiro total movimentado durante agosto, calculado com base no preço multiplicado pela quantidade de ações negociadas. O levantamento contempla quatro instrumentos financeiros: ações, Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs), Exchange Traded Funds (ETFs) e Brazilian Depositary Receipts (BDRs).
O DataWise+ também fez um ranking com o recorte das ações com maior volume negociado de acordo com as categorias de investidores. Ações da Vale e de bancos estiveram na dianteira, seguidas pelos papéis da Petrobras, na preferência dos investidores divididos em Pessoa Física, Pessoa Jurídica, Fundos, Não Residentes e Instituições Financeiras, em agosto.