Publicidade

Últimas notícias

Presidente do Fed alerta sobre inflação elevada e aperto monetário

Para o fim de 2023, a expectativa de Evans é que as taxas estejam entre 3,75% e 4,00%

Presidente do Fed alerta sobre inflação elevada e aperto monetário
Charles Evans, presidente do Fed de Chicago, em evento no México 27/2/2020 REUTERS/Edgard Garrido

(Gabriel Bueno da Costa, Estadão Conteúdo) – Presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) de Chicago, Charles Evans afirmou hoje que o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de julho, publicado mais cedo, foi “o primeiro positivo” no quadro atual, mas também ponderou que os preços seguem “muito elevados” nos Estados Unidos.

Durante sessão de perguntas e respostas na Universidade Drake, o dirigente reafirmou a postura do Fed de continuar a elevar os juros, neste ano e no próximo, para conter o quadro inflacionário.

Sem direito a voto nas decisões de política monetária neste ano, Evans disse que projeta que as taxas de juros dos fed funds terminem este ano na faixa entre 3,25% e 3,50%. Para o fim de 2023, a expectativa dele é de que elas estejam entre 3,75% e 4,00%. Atualmente, ela está entre 2,25% e 2,50%. Caso o quadro fique melhor que o esperado, as altas poderiam ser menores do que as hoje projetadas, acrescentou. Ele se disse “otimista” com a possibilidade de que o núcleo do índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) possa ficar “mais perto de 2,5%” em 2023. A meta do Fed é de inflação em 2%.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Evans disse não prever uma recessão econômica nos EUA e acrescentou que deve haver crescimento econômico no segundo semestre. Para 2023, ele projetou crescimento de “1,5% a 2,0%”, e depois disso o avanço do PIB deve retornar um quadro mais “normal”, após o impulso com a reabertura após a pandemia.

Web Stories

Ver tudo
<
>