Últimas notícias

EUA: pesquisa mostra que preocupação com inflação e recessão cresce

Na pesquisa atual, 46% observam a política monetária como "correta"

EUA: pesquisa mostra que preocupação com inflação e recessão cresce
Foto: Envato Elements

(Carlos Dias, Estadão Conteúdo) – Há uma maior preocupação nos Estados Unidos com a inflação e com uma possível recessão no país, aponta uma pesquisa realizada pela Associação Nacional de Economia Empresarial (Nabe, na sigla em inglês), divulgada nesta segunda-feira.

“No geral, os participantes da pesquisa não estão confiantes de que o Federal Reserve (Fed) será capaz de reduzir a inflação para sua meta de 2% nos próximos dois anos sem desencadear uma recessão. Além disso, cerca de um quinto dos participantes do painel acredita que os EUA já estão em recessão, enquanto quase metade dos participantes do painel – 47% – espera que uma recessão comece até o final de 2022, ou primeiro trimestre de 2023″, diz o documento da Nabe.

Ainda de acordo com o levantamento, cerca de dois terços dos entrevistados são favoráveis às políticas da Inflation Reduction Act – pacote contra a subida dos preços nos Estados Unidos. “Incluindo as medidas que reduzem o déficit, expandem os benefícios do sistema de saúde (Medicare) e enfrentam as questões relacionadas às mudanças climáticas”, afirmou o presidente da Nabe, David Altig.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em março, 77% dos entrevistados pela Nabe, um recorde, consideraram a política monetária do Fed muito estimulante. Desde então, o Comitê de Mercado Aberto do Fed (FOMC) aprovou quatro aumentos consecutivos das taxas de juros, altas que se alinharam com o que esperavam os entrevistados.

Na pesquisa atual, 46% observam a política monetária como “correta”, acima dos 22% do relatório de março. 44% ainda olham a política monetária como muito estimulante. Esta última cifra é uma porcentagem maior dos que mantêm a visão histórica sobre o tema, mas muito menor do que em março de 2022 (77%), ou agosto de 2021 (52%).