Últimas notícias

Expectativas de inflação é “preocupante”, diz presidente do BC alemão

O BCE planeja aumentar os juros em 0,25 ponto percentual em julho

Expectativas de inflação é “preocupante”, diz presidente do BC alemão
Presidente do banco central alemão, Joachim Nagel 20/05/2022. REUTERS/Benjamin Westhoff

As expectativas de inflação na Alemanha estão mostrando um aumento preocupante, colocando a estabilidade de preços em risco, de forma que aumentos oportunos nos juros pelo Banco Central Europeu (BCE) são necessários para evitar movimentos de política monetária ainda maiores mais tarde, disse o presidente do banco central alemão, Joachim Nagel, nesta quinta-feira.

“O risco de as expectativas de inflação serem desancoradas aumentou nos últimos meses”, disse Nagel em um discurso. “Existem riscos para a estabilidade de preços.”

Ele acrescentou que “as expectativas de inflação de famílias e empresas na Alemanha estão um pouco menos ancoradas do que, digamos, há um ano”, avaliando que “o aumento é preocupante.”

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O BCE planeja aumentar os juros em 0,25 ponto percentual em julho, a primeira alta em mais de uma década, que pode ser seguida por ajuste ainda maior em setembro.

Evitando críticas diretas ao BCE, Nagel alertou que, “se a política monetária ficar atrás da curva, aumentos ainda mais fortes nas taxas de juros podem se tornar necessários para controlar a inflação”.

“Isso criaria custos econômicos muito mais altos”, disse.