A exportação de aços planos deve diminuir em dezembro em função de um período de sazonalidade que ocorre por razões ambientais durante o final do ano, apontou relatório do Bradesco BBI, que refletiu o balanço de dados mensais feito pelo Instituto Aço Brasil. Outro fator que pode impactar as vendas do último mês de 2022 é da Copa do Mundo, de acordo com o banco.
Leia também
Segundo os analistas Thiago Lofiego, Isabella Vasconcelos e Camilla Barder, as exportações de aços longos se mantiveram em estabilidade mesmo com a queda nas vendas dos aços planos. Já em relação ao mercado interno, “a demanda doméstica deve permanecer resiliente, com mensagens sólidas compartilhadas pela Gerdau, CSN, Usiminas, e distribuidores de aços planos”, afirmam.
O Bradesco BBI manteve a Gerdau como a principal escolha para investir na América Latina. A recomendação de Compra também permaneceu para Usiminas, e Neutra para a CSN.
Exportações e importações
O relatório do Bradesco BBI destacou, a partir dos dados reportados pelo Instituto Aço Brasil, uma queda de 32% das exportações de aços planos em novembro comparado a outubro, e redução de 82% em relação ao mesmo mês de 2021.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
As exportações dos aços longos registraram estabilidade, com alta de 9% em novembro na comparação mensal e redução de 4% na comparação anual.