Publicidade

Últimas notícias

Facebook está desenvolvendo chip de aprendizado de máquina

Chip de aprendizado de máquina executará tarefas como recomendação de conteúdo aos usuários

Facebook está desenvolvendo chip de aprendizado de máquina
(Foto: Dado Ruvic/Reuters)

(Reuters) – O Facebook está desenvolvendo um chip de aprendizado de máquina para executar tarefas como recomendação de conteúdo aos usuários, afirmou o site The Information nesta quinta-feira (9), citando duas fontes com conhecimento do projeto.

A empresa desenvolveu outro chip de transcodificação de vídeo para melhorar a experiência de vídeos gravados e transmitidos ao vivo em seus aplicativos, segundo a reportagem.

A medida do Facebook acontece no momento em que grandes empresas de tecnologia, incluindo a Apple, a Amazon.com e o Google, da Alphabet, estão cada vez mais deixando para trás fornecedores tradicionais de silício para projetar seus próprios chips, com o objetivo de economizar gastos e melhorar o desempenho.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Em um blog em 2019, o Facebook afirmou que estava construindo designs de chips especificamente para lidar com inferência de inteligência artificial e transcodificação de vídeo para melhorar desempenho, potência e eficiência da sua infraestrutura, que, naquele momento, servia 2,7 bilhões de pessoas em todas as suas plataformas.

A empresa também afirmou que trabalharia com empresas de semicondutores como Qualcomm, Intel e Marvell Technology para construir esses chips porque processadores com propósitos gerais sozinhos não seriam suficientes para administrar o volume de trabalho com o qual os sistemas do Facebook lidava.

No entanto, a reportagem do The Information sugere que o Facebook está projetando esses chips completamente dentro da empresa e sem a ajuda dessas companhias.

“O Facebook está sempre explorando maneiras de impulsionar níveis maiores de desempenho da computação e eficiência de energia com nossos parceiros de silício e por meio de seus próprios esforços internos”, afirmou um porta-voz da empresa.

Web Stories

Ver tudo
<
>