Últimas notícias

Fed pode pausar aperto monetário em setembro, segundo BofA

A maioria dos participantes do encontro disse que mais aumentos em junho e julho podem ser apropriados

Fed pode pausar aperto monetário em setembro, segundo BofA
Fachada do Federal Reserve, em Washington Foto: REUTERS/Jonathan Ernst

O Federal Reserve pode fazer uma pausa no aperto das condições monetárias em setembro se o cenário econômico se deteriorar e a inflação diminuir, disseram estrategistas do Bank of America em nota nesta quinta-feira, um dia após a divulgação da ata da última reunião do banco central dos Estados Unidos.

Os formuladores de política monetária concordaram em subir a taxa de juros em 0,50 ponto percentual na reunião do Fed de 3 a 4 de maio para combater a inflação elevada, e a maioria dos participantes do encontro disse que mais aumentos dessa magnitude em junho e julho podem ser apropriados.

O banco central provavelmente fará uma pausa em sua trajetória de altas em setembro, deixando a taxa básica de juros de um dia numa faixa entre 1,75% e 2% se as condições financeiras piorarem, disseram estrategistas do BofA em nota.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Recentemente, vimos uma mudança tênue, mas notável, nas comunicações do Fed, em que algumas autoridades sugerem a opção de reduzir ou pausar mais tarde no ano, à medida que atingem a taxa de 2%, em razão do cenário macroeconômico desafiador, do aperto das condições financeiras e da possível redução da inflação”, disseram.

Operadores de futuros das Fed funds nesta quinta-feira precificavam aumentos de 0,50 ponto percentual para cada uma das reuniões do Fed de junho e julho e outro de 0,25 ponto em setembro.

Embora esse não seja seu cenário-base, o BofA disse que o banco central pode ver a taxa básica de 1,75% a 2% fornecendo “uma normalização da política monetária que oferece uma oportunidade de pausar e avaliar o impacto sobre empregos e inflação”.

Outros analistas, no entanto, não veem o Fed como tendo mudado para uma postura mais flexível em relação à inflação.

Estrategistas da TD Securities disseram esperar que o banco central suba os juros acima da taxa neutra, nível que não estimula nem restringe o crescimento econômico, mas em um ritmo mais gradual após as reuniões de junho e julho. Os formuladores de política monetária do Fed estimam que a taxa neutra esteja aproximadamente entre 2% e 3%.

Publicidade