Tempo Real

Fitch anuncia perspectiva para instituições financeiras globais em 2024

Em nota, a agência ressalta que as condições permanecerão praticamente inalteradas no próximo ano

Fitch anuncia perspectiva para instituições financeiras globais em 2024
Agência bancária. (Foto: Envato Elements)

A Fitch anunciou nesta terça-feira (12) que perspectiva para o setor de bancos, seguradoras e instituições financeiras não-bancárias é neutra para 2024, em meio à adaptação para ambiente mais restritivo, com a elevação de juros por bancos centrais. Em nota, a agência ressalta que as condições permanecerão praticamente inalteradas no próximo ano, embora com algumas diferenças por setor.

Para o setor bancário, as perspectivas da Fitch em 2024 para a maioria dos mercados desenvolvidos e emergentes são neutras, sob expectativa de que o impacto das taxas de juros elevadas será apenas “moderado” nos lucros e na qualidade dos ativos. Perspectivas de melhora no setor estão focadas no sul e sudeste da Ásia, onde o crescimento econômico robusto apoiará demanda por empréstimos.

Nos EUA, a agência projeta que o setor bancário continuará deteriorando, refletindo pressão sobre a liquidez e margens de lucros, enquanto o crescimento econômico desacelera. Na China, o setor também deve deteriorar e afetar especialmente pequenos bancos, apesar das medidas do governo para apoiar a economia.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Já o setor de seguradoras também é neutro, enquanto para instituições financeiras não-bancárias é misto em 2024. A Fitch prevê que estas instituições devem enfrentar uma deterioração no mercado financeiro de países desenvolvidos, contra perspectivas estáveis nos mercados emergentes. “A sensibilidade a taxas de juros mais altas e os atributos do modelo de negócios são os principais diferenciadores nas perspectivas das instituições financeiras não-bancárias”, afirma a agência.